A bilirrubina é um produto da degradação do heme , uma proteína encontrada nas células vermelhas do sangue ( hemácias ) , medula óssea, as células do fígado e outros tecidos. Mais bilirrubina circulando vem do catabolismo de hemácias extintos ou danificados. A bilirrubina não é solúvel em água , de modo que se liga à albumina para o transporte através do sangue para o fígado . Não está conjugado ( feito solúvel em água ) e então excretado para a bílis . Bile é quebrada no intestino para stercobilinogens , que são excretados nas fezes ou re- absorvidos e excretados novamente na bile . Uma pequena porção passa para a urina como urobilinogéneo . Stercobilinogen e urobilinogênio são pigmentos que dão a fezes e urina suas cores. Qualquer patologia ao longo deste caminho irá resultar em um acúmulo de bilirrubina no sangue e os sintomas de icterícia.
Obstrutiva Icterícia
colestase ou icterícia obstrutiva , ocorre quando o fluxo de bile do fígado para o intestino está obstruída ou prejudicada. Isso pode ocorrer no interior do fígado ( intra-hepática ) ou fora dela ( extra-hepática ) .
Intra-hepática Causas
Qualquer condição que danifica as células do fígado pode causar obstrutiva icterícia. As causas mais comuns são a hepatite , o alcoolismo e as drogas que são tóxicos para o fígado . Nessas condições , o trabalho de sangue mostrará aumento das enzimas hepáticas , indicativos de lesão hepática. Além de icterícia, sintomas de obstrução intra-hepática incluem ascite ( inchaço da barriga devido à diminuição da circulação através do fígado ) e aumento do baço .
Extra-hepáticas Causas
O comum duto transporta a bile do fígado para o intestino. Qualquer obstrução do canal irá causar icterícia obstrutiva . As causas mais comuns são as pedras biliares no ducto e câncer pancreático. Pedras biliares na vesícula biliar , formar na vesícula biliar , o qual armazena a bile produzida pelo fígado . Se um aloja de pedra no ducto da vesícula biliar, sintomas abdominais dolorosas surgem. Pedras que passam através do duto da vesícula biliar e obstruem o ducto biliar comum pode causar pancreatite e icterícia obstrutiva , além de dor abdominal. O câncer de pâncreas provoca icterícia obstrutiva quando o tumor pressiona o ducto biliar comum. Isso é muitas vezes o primeiro sintoma visível do câncer de pâncreas.
Sinais e sintomas de icterícia obstrutiva
O sinal mais evidente de icterícia é a coloração amarelada da pele e dos olhos que dá à doença seu nome (" jaune " é a palavra francesa para amarelo). Na icterícia obstrutiva , a bilirrubina não pode passar para o intestino. As fezes é pálida, porque stercobilinogen não é formado. O excesso de bilirrubina conjugada transborda para os rins e é excretado como urobilinogéneo , o que dá a urina de uma cor muito escura . Por todo o lado comichão pode resultar do excesso de sais biliares que formam no corpo . Os sintomas da doença subjacente ou substância ( no caso do alcoolismo e toxicidade do fármaco ) estará presente . Sintomas a longo prazo incluem um escurecimento do tom de pele ( o chamado " quarto barra tan " ) , incapacidade para formar coágulos de sangue (sais biliares são necessários para a absorção de vitamina K , essencial para o processo de coagulação ) , e osteoporose devido má absorção de vitamina D e cálcio.
Tratamento
Tratar a causa da icterícia obstrutiva geralmente resolver os sintomas. Em doenças crônicas ou irreversíveis , a colestiramina é dada para ligar sais biliares e aliviar a coceira . Suplementos de vitaminas D , K e o cálcio pode ser administrado a contrariar a má absorção . No caso de obstrução extra-hepática , a cirurgia pode ser necessária para remover a obstrução e resolver os sintomas.