pode alterar as células sem afetar suas atividades , ou criar pequenos danos a estrutura da célula que será reparado. Mesmo alguns danos aos cromossomos podem ser reparados. Mas quando as células são fortemente alterada e não pode reparar-se , eles podem afetar negativamente outras células e tecidos, ou pode reproduzir de forma anormal. Esta é uma das principais causas de câncer.
Dose aguda
A dose de radiação que você começa, medido em " rad ", afeta a quantidade de dano é feito para suas células . Doses agudas são doses maiores do que 10 rad dentro de algumas horas ou alguns dias . Doença da radiação ocorre quando uma pessoa está exposta a uma dose aguda de 100 rad , ou mais . Doses agudas de 450 rad resultar em uma taxa de mortalidade de 50 por cento no prazo de 60 dias sem ajuda médica.
Dose crônica
Uma dose crônica de radiação é um recebeu em pequenas quantidades por longos períodos , algo que geralmente acontece com os trabalhadores expostos à radiação no trabalho. Porque o corpo pode reparar os danos da radiação secundária, doses crônicas muitas vezes causam danos menos graves. No entanto, os efeitos exatos de doses crônicas tem um elemento aleatório , por isso não é possível identificar o quão perigoso estas doses estão além de funções de probabilidade . Em geral, quanto mais radiação, maior a probabilidade de câncer.
Efeitos de Radiação
Os efeitos imediatos da exposição à radiação são chamados de efeitos somáticos. Efeitos somáticos Sugerem-se as coisas como perda de cabelo e os danos da pele que geralmente ocorrem após doses agudas. Efeitos somáticos diferidos são os efeitos das doses crônicas, como câncer e catarata.
Defeitos genéticos
radiação podem produzir defeitos genéticos , ou seja, danos em células reprodutivas que afetam a próxima geração. Plantas e animais tendem a ser mais sensíveis aos efeitos genéticos que os humanos. Defeitos genéticos podem incluir crescimento atrofiado , retardo mental e precoce do câncer.