acordo com a WebMD , diarréia ou ataques de fezes soltas , geralmente é um dos primeiros sintomas de intoxicação alimentar tóxico. Dependendo do tipo de organismo causador da doença, fezes podem conter sangue e muco e ser acompanhada de leve a cólicas abdominais severas.
Diarréia causada por doenças de origem alimentar normalmente tem a duração de 12 a 48 horas e resolve-se sem intervenção médica . No entanto, aqueles que experimentam diarréia por mais de dois ou três dias deve contactar um médico .
Náuseas e vômitos
Certos tipos de bactérias produzem toxinas que reagem com o centro sistema nervoso para causar náuseas e vômitos . Como diarréia , vômitos , que dura um ou dois dias , geralmente não é motivo de preocupação, embora os sintomas mais duradouros pode exigir atenção médica .
Dr. John P. Cunha em eMedicineHealth.com recomenda que as pessoas que sofrem de vômito como um efeito colateral de intoxicação alimentar deve evitar comer alimentos sólidos e , em vez disso, manter uma ingestão constante de líquidos.
Desidratação
A Clínica Mayo afirma que a desidratação é um dos efeitos mais comuns de intoxicação alimentar tóxico. Isso ocorre quando uma pessoa perde fluidos mais rapidamente do que pode ser substituída , resultando numa falta de água e de sais e minerais essenciais . Esta deficiência pode atrapalhar ou prejudicar as funções corporais normais e pode ser fatal se não tratada.
Food desidratação relacionada com intoxicação é normalmente o resultado de febre e vómitos , diarreia e sudorese. Para evitar esta complicação , é importante para repor os líquidos perdidos por beber grandes quantidades de água . As bebidas esportivas e soluções de reidratação oral , como Pedialyte , pode ser útil, também. No entanto, desidratação grave decorrente de uma incapacidade prolongada para repor os líquidos perdidos requer atenção médica imediata.
A desidratação pode afetar pessoas de todas as idades , embora crianças pequenas , idosos e pessoas que sofrem de doenças ou condições que fazer a reposição de líquidos mais difícil estão em maior risco de complicações.
paralisia
acordo com a WebMD , paralisia resultante de botulismo de origem alimentar é um efeito raro de intoxicação alimentar tóxico. Ela é causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum . Em adultos , os sintomas do botulismo incluem visão dupla ou turva, fala arrastada e fraqueza muscular , enquanto que as crianças com botulismo apresentam sintomas que incluem letargia , constipação e tônus muscular .
Sintomas de botulismo tendem a aparecer entre quatro horas para 10 dias após a ingestão de alimentos contaminados e devem ser comunicados imediatamente. Se não for tratado , esse tipo de intoxicação alimentar causa paralisia dos membros e tronco e pode levar à insuficiência respiratória , coma e morte .