O sintoma mais comum de mono é fadiga extrema. Aqueles que sofrem de mono vai encontrar -se a necessidade de pelo menos 12 a 16 horas de sono por noite para funcionar durante todo o dia. FightingFatigue.org classifica mono como um transtorno de fadiga, devido aos sintomas extremos que ele causa em patients.It é essencial que os pacientes recebam todo o resto que puder , a fim de combater a infecção.
Dor de garganta
Mono é muitas vezes acompanhada de uma dor de garganta , o que pode começar como levemente agravante e progresso a grave e doloroso. Os gânglios linfáticos no pescoço podem ficar inchados , bem como as amígdalas . Os pacientes podem confundir a dor de garganta para um tipo diferente de infecção na garganta (como a faringite estreptocócica ) e não percebem que é realmente um resultado de uma infecção mono até que o tratamento antibiótico falhou. Os pacientes devem ter a certeza de ter sempre um teste de strep antes de tomar antibióticos para infecções na garganta , uma vez que estes medicamentos podem realmente agravar os sintomas mono.
Rash
Alguns pacientes podem desenvolver uma erupção cutânea que normalmente afeta a região do peito . As erupções são mais prováveis se os pacientes estão tomando antibióticos como ampicilina ou amoxicilina. A erupção é geralmente rosa e assemelha-se o sarampo .
Febre
A maioria dos pacientes mono vai experimentar algum gama de febre, de leve a alta . Esta é a reação natural do organismo a uma infecção e é um sinal de que o corpo está lutando contra um vírus. Se a febre é persistente e muito alta , consulte o médico para tratamento .
Alargada Spleen
Em casos extremos e raros , mono pode causar aumento do baço . Se deixada sem tratamento , isto pode resultar na ruptura do baço . De acordo com MonoTreatment.com , apenas 0,1-0,2 por cento dos doentes mono vai experimentar um aumento do baço , o que não é perigoso por si só . No entanto, os pacientes afetados deve evitar esportes ou qualquer coisa que pode causar pressão sobre o baço, que está localizado logo abaixo da caixa torácica no lado esquerdo do abdômen.