doenças concomitantes é o nome dado para a segunda doença que ataca quando a pessoa já está sofrendo de outra doença primária. Por exemplo, alguém pode ter a gripe e estar com todos os efeitos desconfortáveis e dolorosas de que e desenvolver pneumonia ou uma infecção do sinus em cima dela . Ambas as doenças apresentam seu próprio conjunto de sintomas e ambos devem ser tratados , quer separadamente ou individualmente.
Causas
Existem duas causas básicas de uma doença concomitante. Uma delas é a imunossupressão , o que significa que o sistema imunológico tornou-se exausto de lutar contra a primeira doença e é muito fraco para se defender de um segundo ataque . A segunda causa é uma infecção bacteriana , o que significa que o corpo tenha sido exposto a uma segunda infecção resultante da primeira. Por exemplo, alguém que sofre de uma infecção na garganta bacteriana também pode obter pneumonia como resultado da primeira infecção.
Resultado da imunossupressão
Pacientes que se submetem a quimioterapia para o câncer muitas vezes são suscetíveis a doenças concomitantes que vão desde resfriados menores de pneumonia ou infecção nos rins porque seu sistema imunológico está tão enfraquecida a partir da quimioterapia. Os pacientes que recebem transplantes de órgãos são muitas vezes dadas drogas imunossupressoras para fechar deliberadamente o sistema imunológico para evitar que o corpo rejeite o novo órgão , e isso muitas vezes faz com que uma segunda doença ou infecção dentro do corpo.
Tratamento
doenças concomitantes podem ser tratadas ou separadamente da doença inicial, porque eles são uma infecção diferente , ou com um tratamento semelhante , porque eles são uma consequência da infecção original . Uma pessoa que sofre com pneumonia e que desenvolve infecção renal resultante de um sistema imunológico enfraquecido teria dois tratamentos distintos. No entanto, alguém que sofre de uma infecção na garganta grave, que desenvolve uma infecção no ouvido pode ser dado o mesmo tratamento , se ambos são o resultado do mesmo vírus bacteriano.
Prevenção
doenças concomitantes não podem ser impedida uma vez que alguns são causadas por um sistema imunitário enfraquecido , resultante da doença primária ou das drogas administradas durante o tratamento . No entanto , é possível que um paciente para prevenir uma infecção bacteriana secundária se ela visita ao médico de imediato quando a infecção inicial começa . A medicação para a primeira doença provavelmente impedir o seu desenvolvimento para uma infecção secundária ou concomitante . Mas isso nem sempre é o caso, já que existem tantas variações de infecções bacterianas que podem resultar do primeiro e que não vai reagir ao tratamento para a infecção primária. A melhor possível método de defesa é ir ao médico ao primeiro sinal da doença.