casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Hipoglicemia

O que causa a angliglossia?

A anquiloglossia, comumente conhecida como língua presa, é uma condição em que o frênulo, uma membrana fina que conecta a parte inferior da língua ao assoalho da boca, é incomumente curto, grosso ou tenso, restringindo o movimento da língua.

A causa exata da anquiloglossia não é totalmente compreendida, mas pode ocorrer devido a vários fatores durante o desenvolvimento fetal:

1. Fatores genéticos :A anquiloglossia tem um componente genético e pode ser herdada de qualquer um dos pais. Alguns indivíduos têm maior probabilidade de ter anquiloglossia se seus pais ou irmãos também a tiverem.

2. Fatores ambientais: Certos fatores ambientais durante a gravidez podem contribuir para o desenvolvimento da anquiloglossia. Esses fatores incluem:

- Tabagismo materno:fumar durante a gravidez tem sido associado a um risco aumentado de anquiloglossia na prole.
- Consumo materno de álcool:O consumo excessivo de álcool durante a gravidez pode aumentar o risco de vários defeitos congênitos, incluindo anquiloglossia.
- Diabetes:Mulheres com diabetes mal controlada durante a gravidez podem ter um risco aumentado de ter um bebé com anquiloglossia.
- Deficiências vitamínicas:Alguns estudos sugerem que certas deficiências vitamínicas, como vitamina B12, vitamina C e ácido fólico, podem contribuir para o desenvolvimento da anquiloglossia.

3. Trauma: Em casos raros, a anquiloglossia pode ser causada por trauma ou lesão no frênulo durante o parto ou na primeira infância.

É importante observar que as causas específicas da anquiloglossia podem ser complexas e multifatoriais, e os mecanismos exatos envolvidos no seu desenvolvimento ainda estão sendo estudados.