casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Hipoglicemia

Qual é a definição de isquemia?

Isquemia refere-se a um fluxo sanguíneo restrito a um tecido ou órgão. Este fornecimento inadequado de sangue rico em oxigênio pode causar danos aos tecidos e uma série de problemas de saúde. A isquemia é frequentemente causada por anormalidades nos vasos sanguíneos, como estreitamento ou obstrução, que obstruem o fluxo normal do sangue.

Lesões aterotrombóticas – acumulam-se nas artérias, estreitando-as e obstruindo o fluxo sanguíneo

Vasculite – inflamação e danos aos vasos sanguíneos

Cardioembolia – um coágulo sanguíneo do coração bloqueando uma artéria

Aneurismas – abaulamento ou dilatação de uma artéria

Vasospasmos – constrição ou espasmo repentino dos vasos sanguíneos, estreitando a passagem para o fluxo sanguíneo

Outros mecanismos, incluindo compressão, torção) ou pressão externa nos vasos sanguíneos, também podem causar isquemia.

Dependendo do órgão ou tecido afetado, a isquemia pode se manifestar de diversas formas. Alguns exemplos comuns incluem:

Isquemia miocárdica (ataque cardíaco) :Isquemia no músculo cardíaco devido a artérias coronárias bloqueadas, causando dor no peito, falta de ar e outros sintomas cardíacos.

Isquemia cerebrovascular (AVC) :Fornecimento insuficiente de sangue ao cérebro devido ao bloqueio de uma artéria cerebral, resultando em sintomas neurológicos repentinos, como paralisia, dificuldade de fala e confusão.

Doença Arterial Periférica (DAP) :Isquemia nas artérias das pernas, causando dor, dormência, fraqueza e potencial dano aos tecidos dos membros afetados.

Isquemia Mesentérica :Redução do fluxo sanguíneo para os intestinos, causando dor abdominal, náuseas e vômitos, entre outros sintomas.

Isquemia Renal :Isquemia nos rins, dificultando sua função na filtragem de resíduos e na regulação do equilíbrio de fluidos no corpo.

Tratamento da isquemia normalmente se concentra em abordar a causa subjacente, como medicamentos e procedimentos para melhorar o fluxo sanguíneo, como angioplastia e colocação de stent. O diagnóstico e o tratamento precoces são cruciais para limitar os danos nos tecidos e reduzir o risco de complicações.