casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Hipoglicemia

Por que a água entra em uma célula colocada em solução hipotônica?

Quando uma célula é colocada em uma solução hipotônica, a água entra na célula devido à osmose. Osmose é o movimento da água através de uma membrana semipermeável de uma área de menor concentração de soluto para uma área de maior concentração de soluto. Nesse caso, a solução hipotônica possui menor concentração de solutos em relação ao interior da célula, então a água entra na célula para equalizar as concentrações.

Aqui está uma explicação mais detalhada do processo:

1. Gradiente de concentração:A solução hipotônica possui menor concentração de solutos, como sais e moléculas orgânicas, em comparação com o interior da célula. Isto cria um gradiente de concentração, com uma maior concentração de soluto dentro da célula e uma menor concentração de soluto no exterior.

2. Membrana Semipermeável:A membrana celular é semipermeável, o que significa que permite a passagem de certas moléculas e íons enquanto bloqueia outros. As moléculas de água podem mover-se livremente através da membrana celular, enquanto a maioria dos solutos não.

3. Pressão Osmótica:A diferença nas concentrações de soluto entre o interior e o exterior da célula cria pressão osmótica. A pressão osmótica é a força que impulsiona o movimento da água através da membrana para equalizar as concentrações.

4. Movimento da Água:À medida que a pressão osmótica é maior fora da célula, as moléculas de água movem-se da solução hipotônica para dentro da célula. Esse influxo de água faz com que a célula se expanda e fique túrgida.

É importante notar que a extensão da entrada de água na célula depende do gradiente de concentração e da permeabilidade da membrana celular. Se a diferença de concentração for significativa, a célula pode apresentar inchaço excessivo e até mesmo estourar, o que é conhecido como lise celular.