casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Hipoglicemia
O que é hipoplasia cerebelar felina?
A hipoplasia cerebelar felina (FCH) é uma condição neurológica em gatos que afeta o desenvolvimento do cerebelo, a parte do cérebro que controla a coordenação, o equilíbrio e as habilidades motoras. A HFC é uma condição congênita, o que significa que está presente desde o nascimento. Também é conhecida como “síndrome do gato vacilante”.
A FCH pode variar de leve a grave. Em casos leves, os gatos podem apresentar apenas um leve tremor na cabeça ou problemas de equilíbrio. Em casos graves, os gatos podem não conseguir andar ou ficar de pé e podem ter dificuldade para comer e beber.
A causa da HFC é desconhecida, mas acredita-se que seja devida a uma combinação de fatores genéticos e ambientais. A FCH é mais comum em certas raças de gatos, como o Siamês e o Manx. Também é mais comum em gatos que nascem prematuramente ou com baixo peso ao nascer.
Não há cura para a HFC, mas o tratamento pode ajudar a melhorar os sintomas e a qualidade de vida dos gatos afetados. As opções de tratamento incluem fisioterapia, medicação e cirurgia.
Fisioterapia pode ajudar a melhorar a coordenação e o equilíbrio. Os exercícios que podem ser feitos com gatos afetados incluem caminhar em uma esteira, subir em uma árvore para gatos e brincar com brinquedos interativos.
Medicamentos pode ser usado para controlar sintomas como tremores e convulsões. Alguns dos medicamentos comumente usados para HFC incluem fenobarbital, diazepam e clonazepam.
Cirurgia pode ser necessário em alguns casos para corrigir deformidades graves ou para melhorar a função do cerebelo.
Com o tratamento, muitos gatos com FCH conseguem viver uma vida plena e feliz.