casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HPV
Por que o stent é usado?
Um stent é um pequeno tubo em forma de malha usado para sustentar a abertura de um vaso sanguíneo ou outra passagem do corpo. Geralmente é feito de metal, plástico ou tecido e é inserido por meio de um procedimento minimamente invasivo.
Os stents são usados para diversos fins, incluindo:
- Para tratar a doença arterial coronariana (DAC), que é causada pelo acúmulo de placas nas artérias que fornecem sangue ao coração. Os stents podem ser usados para abrir as artérias bloqueadas e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração.
- Para tratar a doença arterial periférica (DAP), que é um estreitamento das artérias das pernas ou braços. Os stents podem ser usados para abrir as artérias bloqueadas e melhorar o fluxo sanguíneo para os membros.
- Para tratar a doença da artéria carótida (DAC), que é um estreitamento das artérias que fornecem sangue ao cérebro. Os stents podem ser usados para abrir as artérias bloqueadas e reduzir o risco de acidente vascular cerebral.
- Para tratar o aneurisma da aorta, que é uma protuberância na aorta, a principal artéria que transporta o sangue do coração para o resto do corpo. Os stents podem ser usados para reforçar a área enfraquecida da aorta e evitar sua ruptura.
- Para tratar a estenose esofágica, que é um estreitamento do esôfago, o tubo que transporta os alimentos da boca ao estômago. Os stents podem ser usados para abrir o esôfago bloqueado e melhorar a passagem dos alimentos.
- Para tratar a estenose dos ductos biliares, que é um estreitamento dos ductos biliares, os tubos que transportam a bile do fígado para a vesícula biliar e intestino delgado. Os stents podem ser usados para abrir os ductos biliares bloqueados e melhorar o fluxo biliar.
Os stents são normalmente inseridos durante um procedimento minimamente invasivo, o que significa que apenas uma pequena incisão é necessária. Isso permite uma recuperação mais rápida e menos dor do que os procedimentos cirúrgicos tradicionais.