casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HPV

Quais são as chances de ser picado por uma cobra sem antídoto?

As chances de sobreviver a uma picada de cobra sem receber antiveneno são extremamente baixas. O veneno da cobra é altamente tóxico e pode causar paralisia e morte em poucas horas. As chances exatas de sobrevivência dependem da espécie de cobra, da quantidade de veneno injetada e da oportunidade da intervenção médica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrem aproximadamente 30.000 mortes anualmente por picadas de cobra somente na Índia. Destas mortes, estima-se que apenas 10% recebem tratamento antiveneno. Isto significa que a grande maioria das pessoas que são picadas por uma cobra morre sem receber o antídoto.

Existem alguns fatores que podem influenciar as chances de sobrevivência após uma picada de cobra. Estes incluem:

* O tipo de cobra: Algumas espécies de cobra têm veneno mais potente do que outras. Por exemplo, a cobra-real (Ophiophagus hannah) é uma das cobras mais venenosas do mundo e sua picada é quase sempre fatal se não for tratada.
* A quantidade de veneno injetado: Quanto mais veneno for injetado, mais graves serão os sintomas e menores serão as chances de sobrevivência.
* A oportunidade da intervenção médica: Quanto mais cedo uma pessoa receber o antiveneno após ser picada, maiores serão suas chances de sobrevivência.

Mesmo com tratamento médico imediato, ainda existe o risco de morte por picada de cobra. No entanto, as chances de sobrevivência aumentam muito se o antiveneno for administrado rapidamente.