casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HPV
O que é HPV clínico?
HPV clínico refere-se à presença de infecção visível ou detectável pelo papilomavírus humano (HPV) na pele ou nas membranas mucosas. Abrange uma ampla gama de manifestações clínicas, incluindo:
1.
Verrugas genitais :São protuberâncias pequenas, carnudas ou semelhantes a couve-flor que aparecem na genitália externa, incluindo vulva, vagina, pênis, escroto e área perianal. Eles são causados pelos tipos 6 e 11 do HPV, que são tipos de baixo risco e normalmente não levam ao câncer.
2.
Condilomas :Semelhante às verrugas genitais, os condilomas são crescimentos ou lesões associadas à infecção pelo HPV. No entanto, ocorrem especificamente ao redor do ânus e são causados por diferentes tipos de HPV, como o HPV 16, 18 e 31. Esses tipos são considerados de alto risco e estão associados a um risco aumentado de desenvolver certos tipos de câncer.
3.
Neoplasia Intraepitelial (NIC) :Refere-se a alterações anormais nas células do colo do útero, que são lesões pré-cancerosas causadas pela infecção por HPV. Eles são categorizados como NIC 1 (displasia leve), NIC 2 (displasia moderada) ou NIC 3 (displasia grave ou carcinoma in situ). Graus mais elevados de NIC são considerados de alto risco e requerem intervenção médica.
4.
Neoplasia Intraepitelial Vulvar (NIV) :Semelhante à NIC, a VIN refere-se a alterações pré-cancerosas nas células da vulva, incluindo os lábios, clitóris e áreas adjacentes. É causada pela infecção por HPV e pode variar de displasia leve a grave.
5.
Neoplasia Intraepitelial Peniana (PeIN) :Este termo descreve alterações pré-cancerosas nas células do pênis causadas pela infecção por HPV. PeIN pode afetar a glande do pênis, o revestimento interno do prepúcio (neoplasia intraepitelial prepucial) ou a pele da haste peniana.
6.
Papulose Bowenóide :Doença da pele caracterizada por lesões escamosas pequenas, vermelhas ou marrons que podem ocorrer nos órgãos genitais, virilha, coxas ou nádegas. É causada por certos tipos de HPV, como o HPV 16 ou 18, e é considerada de alto risco devido à sua associação com um risco aumentado de desenvolvimento de certos tipos de câncer.
7.
Infecção oral por HPV :A infecção pelo HPV também pode afetar a boca e a garganta, levando ao desenvolvimento de verrugas orais ou lesões na língua, gengivas ou amígdalas. A infecção oral por HPV é causada principalmente pelos tipos 16 e 18 de HPV e está associada a um risco aumentado de desenvolvimento de câncer de orofaringe.
É importante observar que nem todas as infecções por HPV resultam em sintomas clínicos ou lesões visíveis. Muitas pessoas podem ser portadoras do vírus sem quaisquer sinais ou sintomas perceptíveis, e a infecção pode desaparecer sozinha com o tempo. No entanto, certos tipos de HPV, particularmente os de alto risco, têm um maior potencial para causar infecções persistentes e estão associados a um risco aumentado de desenvolver certos tipos de cancro, incluindo cancro do colo do útero, vulvar, vaginal, peniano, anal e orofaríngeo.