casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HPV

Para que é usado o plasma?

Aqui estão alguns usos do plasma:
- Iluminação: O plasma é usado em diversas aplicações de iluminação, como lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de plasma e monitores de plasma. Nas lâmpadas fluorescentes, o plasma é criado pela passagem de uma corrente elétrica através de um tubo cheio de vapor de mercúrio. O plasma emite luz ultravioleta (UV), que é então convertida em luz visível pelo revestimento de fósforo no interior do tubo. As lâmpadas de plasma são semelhantes às lâmpadas fluorescentes, mas utilizam uma corrente elétrica de maior frequência para criar um plasma mais intenso. Os monitores de plasma usam plasma para criar imagens em uma tela. O plasma é criado entre duas placas de vidro e os pixels são controlados pela quantidade de voltagem aplicada às placas.
- Soldagem e corte: O plasma é utilizado em processos de soldagem e corte, como soldagem a arco de plasma (PAW) e corte a arco de plasma (PAC). No PAW, uma tocha de plasma é usada para criar um arco de plasma de alta temperatura que derrete o metal que está sendo soldado. No PAC, o arco plasma é usado para cortar o metal.
- Sputtering: Sputtering é um processo de deposição de filme fino que utiliza plasma para ejetar material de um alvo para um substrato. O plasma é criado aplicando uma corrente elétrica a um gás, como argônio ou criptônio. Os átomos do gás ionizado colidem então com o alvo, eliminando átomos ou moléculas que podem ser depositados no substrato.
- Gravação de plasma: A gravação por plasma é um processo usado para remover material de um substrato usando plasma. O plasma é criado aplicando uma corrente elétrica a um gás, como oxigênio ou argônio. Os átomos do gás ionizado reagem então com o material no substrato, fazendo com que ele seja gravado.
- Nitretação por plasma: A nitretação a plasma é um processo usado para endurecer a superfície de peças metálicas. O processo envolve a exposição do metal a um plasma contendo gás nitrogênio. Os átomos de nitrogênio se difundem no metal, formando uma camada dura e resistente ao desgaste.
- Medicamento de plasma: A medicina plasmática é um campo de pesquisa que investiga o uso do plasma para aplicações médicas. Algumas aplicações potenciais da medicina plasmática incluem cicatrização de feridas, esterilização e tratamento de câncer.