casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HPV
O HPV pode permanecer inativo no corpo onde um exame de Papanicolaou não detecta?
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus comum que pode causar uma variedade de problemas de saúde, incluindo verrugas genitais e câncer cervical. Na maioria dos casos, as infecções por HPV desaparecem sozinhas dentro de alguns anos. No entanto, em alguns casos, o vírus pode permanecer inativo no corpo durante muitos anos e ser reativado mais tarde na vida.
O HPV pode ser transmitido através do contato pele a pele e é mais comumente transmitido através da atividade sexual. No entanto, também pode ser transmitido através de contato não sexual, como compartilhar toalhas ou lâminas de barbear com alguém infectado pelo vírus.
O exame de Papanicolaou é um teste de triagem usado para detectar células anormais no colo do útero. Este teste pode ser usado para detectar alterações pré-cancerosas e cancerígenas causadas pelo HPV. No entanto, o exame de Papanicolaou nem sempre é capaz de detectar infecções por HPV que estão latentes no corpo.
Existem várias razões pelas quais um exame de Papanicolau pode não ser capaz de detectar infecções latentes por HPV. Primeiro, o exame de Papanicolau coleta apenas uma pequena área do colo do útero. Isto significa que é possível que o HPV esteja presente em outras áreas do colo do útero que não são amostradas pelo exame de Papanicolaou. Em segundo lugar, o exame de Papanicolaou não é capaz de detectar infecções por HPV presentes na pele ou em outros tecidos.
Apesar das limitações do exame de Papanicolau, ele ainda é uma importante ferramenta de rastreio do câncer do colo do útero. O exame de Papanicolau regular pode ajudar a detectar precocemente alterações pré-cancerosas e cancerígenas, quando são mais tratáveis.
Além do exame de Papanicolau, existem vários outros exames que podem ser usados para detectar infecções por HPV. Esses testes incluem o teste de DNA do HPV e o teste de genotipagem do HPV. O teste de DNA do HPV pode detectar a presença de DNA do HPV no corpo, e o teste de genotipagem do HPV pode identificar o tipo específico de HPV que está presente.
Esses testes podem ser usados para diagnosticar infecções por HPV que não são detectáveis pelo exame de Papanicolau. Eles também podem ser usados para monitorar o curso das infecções por HPV e determinar se o tratamento é necessário.