casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HPV

Como a pílula anticoncepcional afeta o HPV?

A pílula anticoncepcional não afetam o HPV.

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus comum que pode infectar a pele e as membranas mucosas. É transmitido através do contato pele a pele, incluindo contato sexual. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV e alguns deles podem causar verrugas genitais, câncer cervical e outros tipos de câncer.

A pílula anticoncepcional é um tipo de contracepção hormonal que contém estrogênio e progestógeno ou apenas progestógeno. Esses hormônios atuam impedindo a ovulação e engrossando o muco cervical para impedir que os espermatozoides cheguem ao óvulo. A pílula anticoncepcional também pode aliviar a menstruação, diminuir a acne e proporcionar alívio de ciclos dolorosos e irregulares.

Embora a pílula anticoncepcional não afete o HPV, ela pode oferecer alguma proteção contra o câncer cervical. Estudos demonstraram que mulheres que tomam pílula anticoncepcional há pelo menos 5 anos têm menor risco de câncer cervical. Isso ocorre porque a pílula anticoncepcional pode ajudar a prevenir a persistência da infecção pelo HPV no colo do útero, o que pode levar ao câncer.

Se você está preocupado com o HPV, converse com seu médico. Existem vacinas que podem protegê-lo da infecção pelo HPV. Estas vacinas estão disponíveis para homens e mulheres e são recomendadas para todos os adolescentes.