casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HPV

Você ainda pode pegar HPV depois de tomar a injeção de gardasil?

Embora a vacina Gardasil seja altamente eficaz na prevenção da infecção pelos tipos de papilomavírus humano (HPV) abrangidos pela vacina, não proporciona protecção completa contra todos os tipos de HPV. Como resultado, ainda é possível contrair HPV após a vacinação, embora o risco seja significativamente reduzido.

A vacina Gardasil protege contra nove tipos de HPV:6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58. Esses tipos são responsáveis ​​pela maioria dos casos de câncer cervical, vulvar e vaginal, bem como um grande proporção de casos de câncer anal e orofaríngeo. No entanto, existem mais de 100 tipos diferentes de HPV e a vacina não oferece proteção contra todos eles.

Após a vacinação, ainda é importante praticar sexo seguro, incluindo o uso de preservativos, para reduzir o risco de infecção por tipos de HPV não cobertos pela vacina. Além disso, são recomendados testes regulares de Papanicolau ou testes de HPV para rastrear a presença de infecção por HPV e detectar quaisquer alterações pré-cancerosas que possam se desenvolver.