casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HPV
O HPV pode causar câncer de mama? Pesquisa mostra ligação potencial
O HPV pode causar câncer de mama? Pesquisa mostra ligação potencial O papilomavírus humano (HPV) é um vírus comum que infecta a pele e as membranas mucosas. É a principal causa de câncer cervical e também está associado a outros tipos de câncer, incluindo câncer vulvar, câncer vaginal, câncer de pênis e câncer anal.
Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente na ligação potencial entre o HPV e o cancro da mama. Embora as evidências ainda sejam limitadas, alguns estudos sugerem que o HPV pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama.
O que diz a pesquisa Vários estudos descobriram que mulheres com cancro da mama têm maior probabilidade de ter ADN do HPV no tecido mamário do que mulheres sem cancro da mama. No entanto, é importante notar que estes estudos não comprovam que o HPV causa cancro da mama. É possível que o HPV seja simplesmente um marcador de outros factores de risco para o cancro da mama, como o tabagismo ou o consumo de álcool.
Um dos maiores estudos até à data sobre a ligação entre o HPV e o cancro da mama foi publicado na revista JAMA Oncology em 2017. O estudo incluiu mais de 1.000 mulheres com cancro da mama e mais de 1.000 mulheres sem cancro da mama. Os investigadores descobriram que as mulheres com ADN do HPV no tecido mamário tinham maior probabilidade de desenvolver cancro da mama do que as mulheres sem ADN do HPV. No entanto, o risco de cancro da mama ainda era relativamente pequeno, mesmo para mulheres com ADN do HPV.
O que isso significa para as mulheres? A evidência sobre a ligação entre o HPV e o cancro da mama ainda é limitada, pelo que ainda não está claro se o HPV é uma causa do cancro da mama. No entanto, as mulheres devem estar cientes do risco potencial e devem falar com o seu médico se tiverem alguma dúvida.
Como reduzir o risco de HPV Há uma série de coisas que você pode fazer para reduzir o risco de infecção por HPV, incluindo:
* Ser vacinado contra o HPV. A vacina contra o HPV está disponível para meninos e meninas e é recomendada para todas as crianças de 11 ou 12 anos.
* Usar preservativos durante o sexo.
* Limitar o número de parceiros sexuais.
* Evitar sexo com pessoas que têm múltiplos parceiros sexuais.
Seguindo essas dicas, você pode ajudar a reduzir o risco de infecção por HPV e o risco potencial de desenvolver câncer de mama.