casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Questões hormonal
A medula adrenal não é essencial para a vida, embora seu hormônio nos permita enfrentar o estresse e o perigo, por quê?
Embora a medula adrenal não seja essencial para a vida, seus hormônios, epinefrina (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina), desempenham papéis cruciais na resposta do corpo ao estresse e ao perigo. Esses hormônios fazem parte da resposta de “lutar ou fugir” do corpo, que o prepara para lidar com situações estressantes ou com risco de vida.
Quando encontramos um estressor, a medula adrenal libera epinefrina e norepinefrina na corrente sanguínea. Esses hormônios causam uma variedade de alterações fisiológicas que nos preparam para a ação, incluindo:
* Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial
* Pupilas dilatadas
* Aumento do fluxo sanguíneo para os músculos
* Aumento da frequência respiratória
* Aumento da produção de suor
* Maior agilidade mental e foco
Estas mudanças permitem-nos responder às ameaças de forma mais eficaz. Por exemplo, o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial garantem que o oxigênio e os nutrientes sejam entregues aos músculos, enquanto as pupilas dilatadas nos permitem ver com mais clareza. O aumento da frequência respiratória nos ajuda a absorver mais oxigênio e o aumento da produção de suor ajuda a resfriar o corpo. O elevado estado de alerta mental e o foco nos ajudam a tomar decisões rápidas e a reagir adequadamente à situação.
Embora a medula adrenal não seja essencial para a vida, as suas hormonas desempenham um papel vital para nos ajudar a lidar com o stress e o perigo. Sem estas hormonas, seríamos muito menos capazes de responder eficazmente a situações desafiantes.