casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Questões hormonal

Períodos intensos todos os meses, o que isso pode significar?

Sangramento menstrual intenso , também conhecida como menorragia, é definida como sangramento que dura mais de sete dias ou produz perda de sangue superior a 80 mililitros por período.

Causas

As causas comuns de sangramento menstrual intenso incluem:

* Desequilíbrios hormonais: Desequilíbrios nos hormônios estrogênio e progesterona, que controlam o ciclo menstrual, podem fazer com que o revestimento do útero fique mais espesso, causando sangramento mais intenso.
* Miomas uterinos: Esses crescimentos não cancerosos no útero podem fazer com que as paredes fiquem espessadas e irregulares, causando sangramento mais intenso.
* Adenomiose: Essa condição ocorre quando o tecido que normalmente reveste o interior do útero cresce no músculo do útero, causando sangramento mais intenso.
* Endometriose: Essa condição ocorre quando o tecido que normalmente reveste o interior do útero cresce fora do útero, causando sangramento mais intenso.
* Cistos ovarianos: Esses sacos cheios de líquido nos ovários podem interromper o ciclo menstrual e causar sangramento mais intenso.
* Complicações na gravidez: Certas complicações na gravidez, como aborto espontâneo ou gravidez ectópica, podem causar sangramento mais intenso.
* Distúrbios hemorrágicos: Certos distúrbios de coagulação sanguínea, como a doença de von Willebrand, podem causar sangramento mais intenso.
* Medicamentos: Certos medicamentos, como anticoagulantes (anticoagulantes) e algumas terapias hormonais, podem causar sangramento mais intenso.
* Outras condições médicas: Certas condições médicas, como distúrbios da tireoide, diabetes e obesidade, podem causar sangramento mais intenso.

Diagnóstico

Seu médico perguntará sobre seu histórico médico e sintomas e poderá realizar um exame físico e um exame pélvico. Eles também podem solicitar um ou mais dos seguintes testes:

* Exames de sangue: Esses testes podem verificar anemia, distúrbios da tireoide e outras condições médicas que podem causar sangramento mais intenso.
* Ultrassom: Este exame de imagem pode ajudar a identificar miomas uterinos, cistos ovarianos e outras anormalidades estruturais que podem causar sangramento mais intenso.
* Histeroscopia: Este procedimento envolve a inserção de um instrumento fino e iluminado chamado histeroscópio no útero para examinar o interior do útero em busca de anormalidades.
* Biópsia endometrial: Este procedimento envolve a retirada de uma pequena amostra de tecido do revestimento do útero para examiná-lo em busca de anormalidades.

Tratamento

O tratamento para sangramento menstrual intenso depende da causa subjacente. As opções de tratamento comuns incluem:

* Medicamentos: Medicamentos como pílulas anticoncepcionais, pílulas só de progestógeno e antiinflamatórios não esteróides (AINEs) podem ser usados ​​para reduzir o sangramento intenso.
* Cirurgia: A cirurgia pode ser necessária para remover miomas uterinos, cistos ovarianos ou outras anormalidades estruturais que estão causando sangramento mais intenso.
* Ablação uterina: Este procedimento envolve a destruição do revestimento do útero para reduzir o sangramento.
* Histerectomia: Este procedimento envolve a remoção do útero e normalmente só é usado como último recurso quando outros tratamentos falharam.