casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Questões hormonal

Quais afirmações explicam corretamente como os contraceptivos baseados em hormônios afetam o ciclo reprodutivo feminino?

Afirmações corretas sobre como os contraceptivos hormonais afetam o ciclo reprodutivo feminino:

1. Inibição da Ovulação:
- Contraceptivos orais combinados (AOCs) e pílulas só de progestógeno (PSPs) previnem a ovulação suprimindo o aumento do hormônio luteinizante (LH), que é necessário para que a ovulação ocorra.
- Os AOCs conseguem isso fornecendo formas sintéticas de estrogênio e progesterona, que imitam os mecanismos naturais de feedback hormonal e suprimem a liberação de LH pela glândula pituitária.
- Os POPs atuam principalmente inibindo os picos de LH através da ação da progestina, mas alguns também podem ter um ligeiro impacto no desenvolvimento folicular.

2. Espessamento do muco cervical:
- Os AOCs e os POPs podem alterar a composição do muco cervical, tornando-o mais espesso e menos receptivo à penetração do esperma.
- O componente progestágeno nestes contraceptivos é responsável por este efeito. O muco cervical espesso atua como uma barreira física que torna mais difícil para os espermatozoides alcançarem e fertilizarem o óvulo.

3. Alteração do revestimento endometrial:
- Os AOCs e os POPs afectam o endométrio (revestimento do útero), suprimindo o seu desenvolvimento e receptividade a um óvulo fertilizado.
- A progestina nos contraceptivos afina o endométrio e altera sua estrutura, tornando-o menos favorável para a implantação de um óvulo fertilizado.

4. Supressão do Desenvolvimento Folicular:
- Os AOCs, em particular, podem suprimir o desenvolvimento e a maturação dos folículos ovarianos, que contêm os óvulos.
- O efeito combinado do estrogênio e da progestina nos AOCs influencia os mecanismos de feedback hormonal e previne o crescimento folicular e a ovulação.

Afirmação incorreta sobre contraceptivos hormonais que afetam o ciclo reprodutivo feminino:

- Prolongamento do Ciclo Menstrual:
- Os contraceptivos hormonais normalmente encurtam a duração do ciclo menstrual em vez de prolongá-la. O ciclo menstrual médio é de 28 dias, mas alguns anticoncepcionais podem encurtá-lo para 21 ou 24 dias.