casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Questões hormonal
O que pode estar errado se no dia seguinte ao término da menstruação você tiver um corrimento marrom com odor e que dura quase uma semana?
*
Endometrite ou adenomiose. Sangramento entre períodos e ciclos menstruais anormais são os sinais clássicos de ambos. Endometrite significa que a camada mais interna do útero, o endométrio, está inflamada. Adenomiose significa que está crescendo dentro da parede muscular. Ambas as condições estão comumente associadas a sangramento intenso, manchas entre os ciclos e dor, tudo devido à coleta excessiva de sangue.
*
Infecção uterina ou vaginal. Tanto as infecções sexualmente transmissíveis (IST) quanto as não DST podem causar corrimento anormal. Embora uma infecção por gonorreia, herpes ou clamídia possa aparecer imediatamente, as infecções por micoplasmas e ureaplasmas podem levar várias semanas para se desenvolver.
*
Pólipo uterino ou miomas. Os pólipos são pequenos crescimentos na parede uterina, enquanto os miomas crescem dentro da parede uterina e estão comumente associados a sangramento intenso e manchas no meio do ciclo.
*
Câncer uterino ou DST. Sangramento vaginal irregular, especialmente quando você já passou pela menopausa, pode ser uma indicação de câncer uterino ou de ovário. Sangramento intenso e persistente no início dos anos reprodutivos de uma mulher também pode indicar câncer uterino.
*
Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Uma condição hormonal comum, causa níveis elevados de andrógenos (hormônios masculinos) nas mulheres. Freqüentemente causa períodos irregulares, prolongados e abundantes.
*
Controle de natalidade. Pode causar alterações no padrão menstrual nos primeiros 3 a 6 meses, especialmente se for um método hormonal, como pílula anticoncepcional, injeção, implante ou adesivo.
*
Gravidez ectópica. Esta é uma condição muito séria e você deve consultar seu médico imediatamente se suspeitar dela.