casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Questões hormonal
Qual causa a diminuição da produção de estrogênio após a menopausa?
A produção de estrogênio ocorre principalmente nos ovários. Após a menopausa, a função dos ovários diminui significativamente. Este declínio é uma parte natural do envelhecimento e é causado por vários fatores:
1.
Folículos ovarianos diminuídos :À medida que as mulheres se aproximam da menopausa, o número de folículos ovarianos (contendo óvulos imaturos) diminui gradualmente. Este declínio é programado e determinado geneticamente. Com menos folículos, os ovários produzem menos estrogênio.
2.
Níveis reduzidos de FSH e LH :FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) são dois hormônios produzidos pela glândula pituitária que regulam o ciclo menstrual e estimulam os ovários a produzir folículos e estrogênio. Após a menopausa, a produção de FSH e LH aumenta na tentativa de estimular os ovários, mas devido ao número reduzido de folículos, os ovários tornam-se menos responsivos, resultando na diminuição da produção de estrogênio.
3.
Alterações na atividade enzimática relacionadas à idade :As enzimas desempenham papéis cruciais na síntese de estrogênio. À medida que as mulheres envelhecem, pode haver um declínio na atividade de certas enzimas envolvidas na via de produção de estrogênio. Esta deficiência enzimática reduz ainda mais a produção de estrogênio pelos ovários.
4.
Fatores Genéticos :Algumas mulheres têm maior probabilidade de ter menopausa precoce ou um rápido declínio na produção de estrogênio devido a predisposições genéticas. Os genes envolvidos na função ovariana e no metabolismo hormonal podem influenciar o momento da menopausa e a taxa de diminuição dos níveis de estrogênio após a menopausa.
É importante notar que o declínio na produção de estrogénio não é abrupto; ocorre gradualmente ao longo de vários anos que antecedem a menopausa e continua a diminuir durante a fase pós-menopausa.