casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Questões hormonal

Um desequilíbrio hormonal pode fazer seus seios crescerem?

Os desequilíbrios hormonais podem afetar o tamanho dos seios, mas não são o único fator que determina o crescimento dos seios. O desenvolvimento da mama é influenciado principalmente pela genética, idade e peso corporal total. No entanto, certas alterações hormonais durante a puberdade, gravidez e menopausa podem alterar temporariamente o tamanho dos seios.

Durante a puberdade, o aumento dos níveis de estrogênio estimula o crescimento e o desenvolvimento do tecido mamário. Isso normalmente ocorre entre as idades de 10 e 14 anos. A gravidez também leva a um aumento no tamanho dos seios devido às flutuações hormonais e à preparação para a produção de leite. Após o parto, o tamanho dos seios pode permanecer maior do que antes da gravidez devido à presença de glândulas produtoras de leite.

Por outro lado, durante a menopausa, a diminuição dos níveis de estrogênio pode fazer com que o tecido mamário encolha e se torne menos denso. Esta é uma parte natural do processo de envelhecimento e não indica necessariamente um desequilíbrio hormonal.

Se você estiver preocupado com uma mudança significativa no tamanho dos seios, é importante consultar um profissional de saúde para avaliação e diagnóstico adequados. Eles podem determinar a causa subjacente, seja ela hormonal ou relacionada a outros fatores, e recomendar estratégias de manejo adequadas.