casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Questões hormonal

A glândula pode controlar o biorritmo em alguns animais e o início da puberdade em humanos?

A glândula pineal pode controlar o biorritmo em alguns animais e o início da puberdade em humanos.

A glândula pineal , também conhecido como corpo pineal , é uma pequena glândula endócrina localizada no cérebro. Tem o formato de uma pinha, daí o nome. A glândula pineal produz melatonina, um hormônio que ajuda a regular os ciclos de sono-vigília. Os níveis de melatonina são altos à noite e baixos durante o dia, o que ajuda a manter as pessoas em horários regulares de sono.

Em alguns animais, a glândula pineal também desempenha um papel na regulação do biorritmo. Por exemplo, nas aves, a glândula pineal ajuda a regular os padrões de migração. Nos peixes, a glândula pineal ajuda a regular o ciclo reprodutivo.

Nos humanos, a glândula pineal também pode desempenhar um papel na regulação da puberdade. Os níveis de melatonina começam a aumentar por volta dos 10 anos de idade, o que coincide com o início da puberdade. Pensa-se que a melatonina pode ajudar a suprimir a liberação do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), um hormônio que estimula a liberação de hormônios sexuais. À medida que os níveis de melatonina diminuem, os níveis de GnRH aumentam, o que leva à liberação de hormônios sexuais e ao início da puberdade.

O papel da glândula pineal no biorritmo e na puberdade ainda não é totalmente compreendido. No entanto, está claro que esta pequena glândula desempenha um papel importante em muitos processos fisiológicos.