casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Questões hormonal
COVID-19 e disfunção erétil:o que saber
Disfunção erétil (DE) é um problema sexual comum que afeta milhões de homens em todo o mundo. A DE é definida como a incapacidade de atingir ou manter uma ereção firme o suficiente para a relação sexual.
Qual é a ligação entre a COVID-19 e a DE? Vários estudos sugeriram uma ligação entre a infecção por COVID-19 e a DE. Aqui estão alguns fatores que podem contribuir para esta ligação:
*
Danos vasculares: COVID-19 pode causar danos aos vasos sanguíneos, incluindo aqueles que fornecem sangue ao pênis. Esse dano pode levar à DE, prejudicando o fluxo sanguíneo para o pênis.
*
Inflamação: COVID-19 pode causar inflamação em todo o corpo, inclusive no pênis. A inflamação pode danificar os tecidos e nervos do pênis, causando DE.
*
Alterações hormonais: A COVID-19 pode afetar os níveis de certos hormônios, como a testosterona, que desempenham um papel na função sexual. Alterações nos níveis hormonais podem levar à DE.
*
Efeitos psicológicos: O estresse e a ansiedade causados pela pandemia de COVID-19 também podem contribuir para a DE.
Quão comum é a DE após a COVID-19? A prevalência de DE após COVID-19 ainda não é totalmente conhecida. No entanto, alguns estudos sugeriram que pode afetar até 25% dos homens que se recuperaram da COVID-19.
Quais são os sintomas da DE? Os sintomas da DE podem incluir:
* Dificuldade em conseguir uma ereção
* Dificuldade em manter uma ereção
* Ereções que não são tão firmes como costumavam ser
* Diminuição do desejo sexual
* Dificuldade com ejaculação
O que devo fazer se achar que tenho DE? Se você acha que pode ter DE, é importante consultar um médico. Seu médico pode avaliar sua condição e determinar as melhores opções de tratamento. O tratamento para DE pode incluir:
* Medicamentos
* Mudanças no estilo de vida
* Terapia
A DE após a COVID-19 pode ser prevenida? Não há uma maneira segura de prevenir a DE após o COVID-19. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir o risco, como:
* Ser vacinado contra COVID-19
* Evitar a exposição ao vírus
* Gerenciando seus fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes
Se você estiver enfrentando disfunção erétil após a COVID-19, é importante consultar um médico. A DE é uma condição tratável e a maioria dos homens pode recuperar a função sexual com o tratamento correto.