A causa mais comum de aumento dos níveis de testosterona em mulheres é a síndrome dos ovários policísticos ( SOP) . Isto pode causar um aumento no crescimento do cabelo facial e uma tendência para a acumulação de gordura em torno da barriga . SOP também pode afetar a fertilidade.
Câncer de ovário
câncer de ovário afeta a capacidade de os ovários a produzir estrogênio e outros hormônios femininos e pode levar a um aumento da produção de macho hormônios , como a testosterona . Este é um efeito menor de câncer de ovário em comparação com os outros riscos a ele associados , como a propagação do câncer para outros órgãos ou até mesmo a morte .
Hiperplasia Adrenal Congênita
hiperplasia adrenal congênita é uma condição genética que afeta a capacidade do organismo de produzir certos hormônios . Nas meninas, isso pode levar a um aumento nos hormônios masculinos , incluindo a testosterona . Se não for tratada , a condição vai continuar na idade adulta e leva ao aumento da testosterona. Esta condição é geralmente diagnosticada na infância eo tratamento continua durante a vida inteira de uma mulher.
Obesidade
Por razões que são em grande parte desconhecida , a obesidade pode aumentar os níveis de testosterona em meninas e mulheres , mesmo que parece diminuir os níveis de testosterona em homens. Em um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology &Metabolism , em 2006 , os pesquisadores descobriram que as mulheres jovens que eram obesas tinham níveis de testosterona até nove vezes as de mulheres jovens de peso médio .
Medicação
Algumas mulheres optar por tomar drogas que aumentam os seus níveis de testosterona, na esperança de que ele vai ajudar a impulsionar os seus impulsos sexuais ou a sua massa muscular . Esta é uma terapêutica controversa e o impacto total do aumento artificial testosterona permanece desconhecida , embora em algumas mulheres , pode levar a um risco aumentado de doença cardíaca . Ele também pode ter efeitos colaterais desagradáveis , como pêlos faciais indesejados .