Terapia de reposição hormonal é um regime de tratamento médico utilizado para aliviar os efeitos da baixa produção de testosterona nos homens à medida que envelhecem . Nos machos humanos , a produção de picos de testosterona entre as idades de 18 a 25 anos e começa a declinar depois de 25 anos a uma taxa de cerca de dois por cento ao ano. Isso pode causar uma série de sintomas, incluindo uma diminuição da massa muscular e densidade óssea, perda de energia, diminuição da libido, e um declínio na saúde mental e bem- estar.
Para diminuir ou reverter essas condições e melhorar qualidade de vida , os médicos têm prescrito testosterona para complementar ou substituir a produção natural do corpo de testosterona .
sintomas
Alguns dos sintomas associados à deficiência de testosterona incluem baixa libido, dificuldade de concentração ou de lembrar, depressão , queda de pele , disfunção erétil , cansaço e perda de massa muscular e aumento da gordura corporal . Outras alterações podem incluir mudanças na forma como o corpo processa o colesterol , hemograma células vermelhas (anemia leve) e osteoporose rebaixados.
Quem precisa dela?
Homens mais de 30 anos que perceber qualquer um dos sintomas acima pode consultar o seu médico sobre o recebimento de terapia de reposição de testosterona. Outras causas de deficiência de testosterona incluem lesão testicular ou infecção, quimioterapia , hipófise ou hipotálamo lesão ou trauma, doenças congênitas que causam hipogonadismo ( baixa contagem de espermatozóides ) , insuficiência renal, sarcoidose ( uma doença que inflama o tecido pulmonar e órgão ) e cirrose o fígado.
Diagnóstico
médicos prescrevem terapia de reposição hormonal após um exame médico , tendo um histórico médico e medicação completa, e testar níveis de sangue séricos de testosterona. Se o nível de testosterona é baixa e coincide com libido reduzida, o médico também vai medir prolactina sérica e os níveis de hormônio luteinizante ( para verificar se há disfunção da hipófise ) . A terapia hormonal é indicada quando testosterona é o hormônio baixa e luteinizante ( um precursor para a produção de testosterona ) é alta.
Um médico pode também fazer perguntas sobre capacidade de manter ereções , a freqüência das ereções (incluindo ereções noturnas ) e freqüência da atividade sexual e exorta a ter atividade sexual.
um médico também pode verificar as alterações na composição corporal , possivelmente incluindo um teste de densidade óssea.
Tratamento
pacientes prescritos terapia de reposição hormonal pode receber testosterona através de uma série de métodos de entrega , incluindo injeções intramusculares , adesivos transdérmicos , cremes e sprays aplicados sobre a pele , e de testosterona oral, tomado como pílulas. As dosagens variam dependendo do modo de tratamento; injeções típicos , por exemplo, faixa de 50 a 400 mg, a cada duas ou três semanas .
Contra
excesso de testosterona pode aumentar as próstatas de homens mais velhos e não é recomendado para homens que sofrem de câncer de próstata ou podem estar propensas a câncer de próstata. Como a testosterona pode afetar os níveis de fígado e colesterol sanguíneo , os pacientes devem consultar o seu médico se sofrer de doença hepática , doença coronariana, dor no peito , colesterol alto ou teve insuficiência cardíaca no passado.
Testosterona também pode afetar o sangue os níveis de açúcar e diabéticos devem consultar um médico antes de acompanhar de perto o açúcar no sangue durante o tratamento .
efeitos Colaterais
efeitos secundários graves de testosterona incluem a hipertensão arterial, a redução de níveis de colesterol bom , icterícia e coração e doenças do fígado. Aqueles que recebem terapia de reposição hormonal também podem experimentar acne, pele oleosa e edema ( inchaço dos pés e tornozelos ) .
Testosterona também pode aumentar ainda mais características masculinas , aprofundando a voz e produzindo excesso de pêlos faciais e corporais . Além disso, porque o excesso de testosterona pode se converter em estrógeno , os homens estão em risco de ginecomastia ( aumento das mamas) masculino . Esta condição nem sempre é reversível e pode exigir cirurgia para corrigir .