Testosterona é um hormônio esteróide natural produzido nos testículos dos machos ( onde produz espermatozóides) , em pequenas quantidades nos ovários femininos e nas glândulas supra-renais de ambos os sexos . Ele liga-se aos receptores de androgénio em tecido muscular para estimular o crescimento muscular, aumentando a síntese de proteínas no interior das células do músculo . A testosterona também promove a densidade óssea e a produção de células vermelhas do sangue . Durante a puberdade , a testosterona é responsável pelas características masculinas, como um engrossamento da voz e aumento de pêlos faciais e corporais .
Os sintomas de deficiência
A ausência ou diminuição da produção de testosterona natural pode produzir uma série de efeitos colaterais deletérios , incluindo a massa diminuiu esquelético muscular, baixa densidade óssea (osteoporose) , baixa contagem de glóbulos vermelhos (anemia leve). Os homens também podem experimentar uma maior percentagem de gordura corporal ou a redistribuição do tecido adiposo. Também pode ocorrer libido em declínio, disfunção erétil, ginecomastia (desenvolvimento de mamas masculinas ), fadiga , depressão e falta de memória e concentração.
Homens com deficiências de testosterona também podem sofrer de hipertensão arterial, aumento do risco de ataque cardíaco , arteriosclerose ( acúmulo de placa bacteriana , e endurecimento das artérias ) , e alterações do colesterol no soro sangüíneo .
congênita Causas
Dois anormalidades genéticas podem causar baixos níveis de testosterona em homens. A síndrome de Klinefelter ocorre quando o homem possui um cromossomo X adicional; homens com essa condição muitas vezes não têm características masculinas . Kallman resultados síndrome quando o hipotálamo produz baixos níveis de hormônio liberador de gonadotrofinas , que é um precursor necessário para a produção de testosterona . Homens nascem sem os testículos também podem sofrer os baixos níveis de testosterona.
Álcool e estresse
álcool pode induzir tanto quanto uma diminuição de 20 por cento no soro testosterona ( quantidade encontrada em o sangue ) . Com o tempo, o dano hepático acumulados por alcoólatras pode reduzir isso para 50 por cento. Os períodos de estresse intenso também pode resultar em baixos níveis de testosterona .
Lesões e doenças
Os homens também podem experimentar um declínio nos níveis de testosterona causada por cirrose hepática , insuficiência renal, hipertensão ( pressão arterial elevada) , AIDS, sarcoidose ( uma doença que causa inflamação do tecido pulmonar e órgão) , e lesões nos testículos , hipotálamo, ou glândula pituitária.
sífilis, meningite e caxumba são todas as infecções que pode causar baixos níveis de testosterona . Além disso , alguns medicamentos , quimioterapia e tratamentos de radiação também pode causar níveis de testosterona a cair.
Obesidade, e tanto do tipo I e diabetes tipo II também pode causar baixos níveis de testosterona .
Envelhecimento
produção natural de testosterona de um homem começa a declinar após 25 a uma taxa de cerca de dois por cento ao ano. Aos 80 anos , um homem produz apenas cerca de 20 por cento dos seus níveis de testosterona de pico.
Tratamento
médicos podem administrar gonadotrofina coriônica humana ( HCG ) ou hormônio liberador de gonadotropina para tratar a síndrome de Kallman . Todas as outras causas da baixa de testosterona são tratados por endógena (produzida externamente) testosterona sintética . Quando o tratamento é usado para reverter ou aliviar os sintomas de testosterona trazidas pelo processo de envelhecimento , este tratamento é chamado de terapia de reposição hormonal .