testosterona direciona o cérebro para dizer ao resto do corpo para se diferenciar em órgãos sexuais adequadas começar crescimento de pêlos faciais e pubianos , junto com outras mudanças na puberdade. A testosterona também é importante para o desenvolvimento e funcionamento dos ovários nas mulheres , bem como a resistência óssea e libido.
Tamanho
No sexo masculino, a testosterona é responsável pela maior tamanho do cérebro. As mulheres , no entanto, ter um corpo caloso muito maiores e têm mais conexões nervosas entre as células cerebrais . Os homens podem ter um cérebro maior , mas há uma diminuição da conexão entre os hemisférios.
Funções
Estudos sugerem testosterona ajuda com funções cognitivas como atenção, memória e capacidade espacial. Baixos níveis de testosterona podem ser um fator no declínio das habilidades cognitivas, e até mesmo , talvez, no início da doença de Alzheimer ou outras demências .
Comportamento
testosterona não é directamente demonstrado que afetam humores, e há uma fraca correlação entre testosterona e agressão. Distúrbios de comportamento e de humor agressivas , de fato, foi encontrado com mais freqüência em indivíduos com baixos ou muito altos níveis de testosterona . A testosterona é um hormônio de confiança e afirmação, mas não diretamente a agressão.
Células cerebrais e Esteróides
Altos níveis de testosterona , principalmente de esteróides , pode matar células cerebrais . Grandes quantidades de testosterona podem levar a hiper- excitabilidade , pensamentos suicidas e comportamento altamente agressivo. Se os níveis normais são interrompidos , tudo pode ser jogado fora de ordem , de modos de comportamento para a memória. Altas concentrações de testosterona matar a estabilidade da membrana das células e torná-los mais vulneráveis . Over- estimulação da morte celular , uma ocorrência natural , pode levar a doenças neurológicas como a doença de Alzheimer ea doença de Huntington .