Hipogonadismo é uma condição que ocorre quando as gônadas não produzem hormônios suficientes ou não produzi-los em tudo. As glândulas sexuais afetadas em hipogonadismo masculino são os testículos e os ovários são afetados em mulheres. De acordo com eMedicine.com , hipogonadismo ocorre mais frequentemente em homens que em mulheres.
Causas
Existem duas categorias de hipogonadismo feminino. Um é chamado de hipogonadismo primário e ocorre quando os ovários não funcionam como deveriam. Condições que afetam o sistema imunológico , doenças do fígado e dos rins , infecções , radiação, alguns tipos de doenças genéticas, distúrbios de desenvolvimento e algumas cirurgias pode causar a forma primária. Hipogonadismo central ocorre quando as partes do cérebro responsável por controlar as glândulas sexuais não funcionam como deveriam. Algumas causas de esta forma da doença incluem sangramento anormal , tumores, doenças genéticas , infecções e radiação. Deficiências nutricionais e um excesso de ferro no organismo pode contribuir para isso também.
Sintomas
Às vezes hipogonadismo feminino desenvolve antes de uma menina atinge a puberdade . Quando isso ocorre, uma menina não pode começar a menstruação, quando o esperado, ela pode ser mais curto do que o normal e os seios podem não se desenvolver. Quando a condição ocorre após uma fêmea atingiu a puberdade , ela pode parar de menstruar , têm afrontamentos e experimentar uma perda de pêlos em seu corpo. Ela também pode notar uma movimentação de sexo abaixada. Em alguns casos, hipogonadismo feminino aparece em uma mulher que tem um tumor no cérebro. Quando isso ocorre, ela pode sentir os sintomas típicos da doença , bem como dor de cabeça , perda de visão e descarga dos seios .
Complicações
Além do comum sintomas de hipogonadismo feminino , algumas mulheres podem não ser capazes de conceber ou levar bebês a termo por causa da condição . Curiosamente, hipogonadismo pode ocorrer naturalmente , em vez de , como resultado de uma cirurgia ou um problema de saúde subjacente . Quando isso ocorre naturalmente , é chamado de menopausa e é muitas vezes acompanhada de ondas de calor, irritabilidade e secura vaginal.
Tratamento
Segundo Hospital da Universidade de Georgetown , hipogonadismo feminino é tratável. Para tratá-la , as mulheres podem tomar estrogênio , um tipo de hormônio que ocorre naturalmente no corpo, em forma de pílula ou adesivo. Às vezes , as mulheres são tratadas com estrogênio e progesterona - um outro tipo de hormônio que ocorre naturalmente - para ajudar a reduzir o risco de desenvolver cancro do revestimento do útero. Alguns médicos prescrevem os baixos níveis de testosterona, um hormônio sexual masculino, para ajudar as mulheres com impulsos sexuais baixos. Além disso , os médicos podem dar às mulheres comprimidos ou injeções para ajudar a estimular a ovulação , que é a liberação de um óvulo dos ovários.