da medula adrenal , embora parte do sistema nervoso , funciona como uma glândula endócrina , liberando os chamados hormônios do estresse - epinefrina (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina ) - para o corrente sanguínea.
Funções da epinefrina
Lançado em momentos de estresse , a adrenalina acelera o batimento cardíaco , fortalece a força das contrações cardíacas , eleva a pressão arterial, contrai os vasos sanguíneos, abre das vias aéreas nos pulmões e redistribui o fluxo sanguíneo para órgãos vitais.
Funções da norepinefrina
como adrenalina, noradrenalina desempenha um papel na resposta do organismo para combater - estressores ou fuga , mas também tem demonstrado ser um fator significativo em matéria de atenção e concentração.
Não Considerado
Essencial
Apesar do papel que desempenha na lutar ou fugir das situações, a função da medula supra-renal não é considerado essencial. " Você não precisa dele para viver ", escreve Kelly Rehan em um artigo sobre EndocrineWeb .
Adrenal Cortex
O mesmo não pode ser dito do córtex adrenal , a camada externa da glândula . O cortisol lançamentos do córtex , que regula o metabolismo, e aldosterona , envolvido na regulação da pressão arterial .