O fígado é responsável pela síntese de hormônios importantes, do corpo "mensageiros químicos", o que significa que ele processa compostos químicos , de modo que o corpo pode usá-los como proteínas essenciais, ácidos e gorduras.
Secreção
o fígado é responsável pela secreção de hormônios necessários para a corrente sanguínea e desempenha um papel vital na concentração de glicose no sangue. O fígado também é responsável pela secreção de proteínas de aminoácidos , como a hepcidina e angiotensina , cruciais para o bom funcionamento do sistema imunológico e da circulação sanguínea .
Eliminação
O fígado elimina os hormônios através da bile ou urina , de modo que um excesso de certos hormônios, como o andrógeno e estrógeno, não se acumulam nos tecidos do corpo e causar crescimentos anormais , como miomas uterinos e cistos de ovários e mamas.
trombopoietina Produção
trombopoietina ( TPO) é um hormônio protéico produzido pelo fígado. Este hormônio é crucial para a produção de células da medula óssea e sua diferenciação em plaquetas, que são essenciais para a coagulação do sangue.
Breakdown
O fígado é responsável por quebrar a insulina, hemoglobina e outros hormônios , além de quebrar as toxinas e transformar amônia em uréia .