testosterona , um andrógeno ( hormônio sexual masculino ) , afeta a função ovariana , a força dos ossos e , possivelmente , o comportamento sexual. É considerado para ter um efeito sobre a libido, embora não haja consenso conclusivo.
Menstruação e testosterona
excesso de produção de testosterona podem alterar a menstruação , causando irregularidades ou amenorréia (períodos não atendidas ).
sintomas físicos
altos níveis de testosterona também contribuem para a calvície frontal , aumento pêlos faciais e corporais , acne, aumento da massa muscular , uma voz mais profunda e um clitóris aumentado .
menopausa e terapia hormonal
da menopausa as mulheres experimentam um declínio nos níveis de testosterona , o que pode correlacionar com a diminuição da libido. A terapia de reposição de testosterona pode melhorar a função sexual em mulheres na pós-menopausa . No entanto , não é recomendado para mulheres com câncer de mama ou câncer de útero e pode aumentar as chances de doença cardiovascular e fígado.
Síndrome
Síndrome do Ovário Policístico Ovário Policístico (SOP) afeta 6 % a 10 % das mulheres em pré-menopausa e correlaciona-se com níveis elevados de testosterona . SOP é uma condição endócrina que afeta a fertilidade, promove a obesidade , acne e crescimento excessivo de pêlos; . E contribui para a queda de cabelo e irregularidade menstrual