O sistema endócrino comunica e coordena com o sistema nervoso, rins, fígado, sistema reprodutivo , pâncreas, intestino e gordura , de acordo com a Fundação hormonal . Ela ajuda a controlar estes sistemas para manter os níveis de energia , reprodução, a homeostase ( equilíbrio interno de sistemas ) e a resposta do seu organismo a situações como a lesão ou stress.
Glândulas
principais glândulas do sistema endócrino incluem o hipotálamo , a glândula tireóide , a glândula pituitária , as ilhotas do pâncreas, as glândulas supra-renais , as glândulas paratireóides , ovários nas mulheres e testículos nos homens. Merck observa que os órgãos secretando hormônios não são necessariamente parte do sistema endócrino. Um exemplo é o dos rins , que produzem renina (uma hormona que ajuda a controlar a pressão arterial ) e eritropoietina (que estimula a produção de glóbulos vermelhos ) . Além disso, algumas glândulas não produzem hormônios , mas outras substâncias, como as glândulas sudoríparas .
Hormônios
A maioria dos hormônios são proteínas , mas alguns são esteróides , de acordo com a WebMD . Cada hormona tem uma função diferente , tais como a oxitocina , produzida pela glândula pituitária , que provoca a contracção dos músculos uterinos e os canais de leite nos seios . Hormônio da paratireóide , produzido pelas glândulas paratireóides , ajuda na formação óssea e da liberação de cálcio e fósforo. Outro exemplo são os hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais. A aldosterona ajuda a manter o equilíbrio de água e sal , e cortisol é anti-inflamatório , ajuda a regular a pressão arterial, glicemia e força muscular, bem como o equilíbrio de sal e água.
Desequilíbrio
mudanças em seu corpo pode resultar em um desequilíbrio hormonal, tais como o envelhecimento , a doença, crônica ou condições agudas (rim , fígado, coração ) e patologias endócrinas ( defeitos congênitos ou genéticos , cirurgia e trauma ) . Outros fatores incluem estresse, substâncias ambientais ( produtos químicos) , genética e ciclos de lançamento hormonais , como é o caso do hormônio do crescimento, o estrogênio ea progesterona , de acordo com a Fundação hormonal .
Condições
Certas condições podem resultar de um desequilíbrio de hormônios como o diabetes , que é causada pela produção de quantidades insuficientes de insulina pelo pâncreas ou o organismo não a usá-lo de forma eficaz. Desordens de crescimento pode resultar em gigantismo ou a atrofia do crescimento em crianças ou diminuição da massa óssea em adultos . A Fundação hormonal indica que existem mais de 6.000 doenças relacionadas ao desequilíbrio hormonal , muitos dos quais são raros .