À medida que crescem os machos mais velhos experimentam um esgotamento natural de testosterona. Normalmente esta diminuição natural começa por volta dos 30 anos .
Obesidade
A obesidade é um fator que contribui para a depleção de testosterona. Homens que têm excesso de gordura, especialmente em torno da região abdominal, são susceptíveis de ter baixa produção de testosterona. O peso adicional salienta os sistemas hepático e outro do corpo, causando um desequilíbrio na produção de hormônios .
Câncer Tratamentos
radioterapia, quimioterapia e vários tratamentos com medicamentos envolvidos na tratamento do câncer freqüentemente têm um efeito negativo sobre a produção de testosterona . A glândula pituitária , órgãos sexuais e outras funções essenciais do corpo são interrompidos durante tratamentos de câncer. Isto leva muitas vezes à depleção de testosterona.
Traumatismo craniano
Homens que sofreram traumatismo craniano podem sofrer esgotamento testosterona. Quaisquer interrupções na região do hipotálamo do cérebro podem causar uma interrupção na produção hormonal e equilíbrio hormonal. Se os sintomas relacionados com a depleção de testosterona ocorrer após trauma na cabeça , é importante consultar um médico.
Doença ou infecção
Em alguns casos, o aparecimento de uma doença ou infecção podem causar danos à glândula pituitária e resultar em depleção de testosterona . Doença durante a infância ou adolescência pode interromper a produção de testosterona e causar dificuldades de desenvolvimento sexual , muscular e esquelético .