Segundo Body System Delta, elevados níveis de stress associados ao estilo de vida moderno , como sobrecarga de trabalho, estresse emocional e estilo de vida agitado pode causar um aumento nos níveis de DHEA . Outras variáveis, tais como medicamentos, envelhecimento , toxinas ambientais, como poluentes do ar ou resíduos tóxicos , dieta saudável e exercício excessivo também pode gerar uma produção excessiva de DHEA.
Ovários policísticos
de acordo com a Saúde da Mulher , até 5 milhões de mulheres nos Estados Unidos têm a síndrome dos ovários policísticos (SOP ) . É um problema hormonal comum entre as mulheres férteis , apesar de meninas de até 11 podem ser afetados. SOP pode fazer com que os ovários a produzir mais andrógenos do que o normal . Mesmo que os andrógenos são hormônios masculinos , principalmente , as fêmeas também torná-los e altos níveis de andrógenos podem afetar o desenvolvimento e lançamento de ovos durante a ovulação.
Tumores secretores de andrógeno-
andrógeno tumores secretores ( AST ) acontecer quando um tumor se desenvolve ou nos ovários ou na glândula supra-renal . Segundo o site da Endocrine Cirurgião, esta condição é rara e afeta principalmente as mulheres mais jovens com menos de 50 . AST , provoca um aumento na produção de androgénios , causando as manifestações das características físicas do sexo masculino , tais como o crescimento excessivo do cabelo , engrossamento da voz , menstruações irregulares , infertilidade , acne , calvície de padrão masculino e atrofia do peito .
Síndrome Metabólica
altos níveis de glicose pode induzir a alta produção de DHEA. Altos níveis de DHEA pode indicar o risco para o desenvolvimento de síndrome metabólica . A síndrome metabólica , por sua vez aumenta os riscos de doença coronariana, acidente vascular cerebral, doenças vasculares periféricas e diabetes tipo 2. Segundo o site da Prescrição puros , altos níveis de DHEA pode ser usado como um marcador de risco para a síndrome metabólica , como altos níveis de DHEA , muitas vezes são vistos em mulheres anos antes de desenvolver a síndrome.