casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

Por que as pessoas com HIV contraem pneumonia?

As pessoas com VIH têm maior probabilidade de contrair pneumonia do que as pessoas que não estão infectadas pelo VIH. Algumas das razões pelas quais as pessoas com HIV correm maior risco de pneumonia incluem:

Sistema imunológico enfraquecido: O VIH ataca e destrói as células CD4, que são um tipo de glóbulo branco que desempenha um papel fundamental na resposta imunitária. Este enfraquecimento do sistema imunológico torna mais difícil para o corpo combater infecções, como a pneumonia.
Aumento do risco de exposição: Pessoas com HIV têm maior probabilidade de entrar em contato com bactérias e vírus que causam pneumonia. Por exemplo, podem viver em condições de aglomeração ou ter contacto com pessoas que têm infecções respiratórias.
Doença pulmonar associada ao HIV: Algumas pessoas com VIH desenvolvem doença pulmonar associada ao VIH (HALD), o que pode aumentar ainda mais o risco de pneumonia. HALD é uma condição causada pela infecção pulmonar pelo HIV e pode causar inflamação e cicatrizes no tecido pulmonar.
Outras coinfecções: As pessoas com VIH têm maior probabilidade de ter outras co-infecções, como tuberculose (TB) e citomegalovírus (CMV), o que também pode aumentar o risco de pneumonia.
Fumar: Fumar é um importante factor de risco para pneumonia e as pessoas com VIH têm maior probabilidade de fumar do que as pessoas que não estão infectadas pelo VIH.
Acesso deficiente aos cuidados de saúde: As pessoas com VIH podem não ter acesso a cuidados de saúde adequados, o que pode tornar mais difícil para elas receber o tratamento de que necessitam para a pneumonia.