casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HIV AIDS
Porque é que as pessoas com SIDA desenvolvem frequentemente muitas outras doenças infecciosas?
As pessoas com SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida) desenvolvem frequentemente muitas outras doenças infecciosas porque o vírus da imunodeficiência humana (VIH), que causa a SIDA, danifica o sistema imunitário.
O sistema imunológico é a defesa natural do corpo contra infecções e doenças. É composto de glóbulos brancos, anticorpos e outras proteínas. O VIH ataca e destrói os glóbulos brancos, que são cruciais para combater infecções. Como resultado, as pessoas com SIDA têm um sistema imunitário enfraquecido, tornando-as mais susceptíveis a várias infecções e doenças oportunistas.
As infecções oportunistas referem-se a infecções causadas por microrganismos que normalmente não causam doenças em indivíduos com sistema imunológico saudável. Contudo, em pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos, como as que sofrem de SIDA, estas infecções oportunistas podem tornar-se graves ou mesmo potencialmente fatais.
Exemplos de infecções oportunistas comumente associadas à AIDS incluem:
Pneumonia por Pneumocystis jirovecii (PCP):Uma infecção fúngica que pode causar pneumonia grave.
Citomegalovírus (CMV):Uma infecção viral que pode afetar vários órgãos, incluindo pulmões, fígado e intestinos.
Meningite criptocócica:infecção fúngica do cérebro e da medula espinhal causada por Cryptococcus neoformans.
Encefalite por Toxoplasma gondii:Uma infecção parasitária do cérebro causada por Toxoplasma gondii, frequentemente adquirida através do contato com fezes de gato.
Candidíase:Uma infecção fúngica que pode afetar a boca, garganta, vagina ou outras partes do corpo.
Além das infecções oportunistas, as pessoas com SIDA também correm um risco aumentado de desenvolver certos tipos de cancro, incluindo o sarcoma de Kaposi, o linfoma não-Hodgkin e o cancro do colo do útero.
O tratamento da infecção pelo VIH, como a terapia anti-retroviral, pode ajudar a fortalecer o sistema imunitário e reduzir o risco de desenvolvimento de infecções oportunistas e outras complicações. O diagnóstico precoce e os cuidados médicos regulares são cruciais para a gestão do VIH e para a prevenção ou tratamento de doenças associadas.