casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

Quais são as 5 maneiras de contrair o HIV?

As cinco principais formas de transmissão do HIV são:

1. Através de sexo vaginal ou anal desprotegido. Esta é a forma mais comum de transmissão do VIH e é mais provável se uma pessoa tiver uma carga viral elevada devido a uma infecção por VIH recentemente diagnosticada ou a um tratamento anti-retroviral (TARV) mal gerido. Sem qualquer protecção, cada caso de sexo vaginal tem uma probabilidade de 0,2% a 2% de transmitir o VIH, e cada caso de sexo anal tem entre 1,3% e 20% de probabilidade de transmitir o VIH.

2. Através do compartilhamento de equipamentos para injeção de drogas. Quando as pessoas reutilizam e partilham agulhas, seringas, fogões ou outros equipamentos de injeção, podem trocar sangue e colocar-se em risco de contrair o VIH. Esta é a segunda forma mais comum de as pessoas contraírem o VIH, embora em algumas áreas seja a principal.

3. De uma mãe infectada para seu bebê. Durante a gravidez, a mãe pode transmitir o VIH ao seu filho. Ela também pode passá-lo para o filho durante o trabalho de parto, parto ou amamentação. Pode ser prevenida e tratada com medicamentos que mantenham a carga viral o mais baixa possível, evitando a amamentação (se possível) e fornecendo medicamentos ou tratamento profilático à criança. Sem estas intervenções, o risco de transmissão de uma mãe infectada é de 20-40%.

4. Através de transfusão de sangue ou hemoderivados. Embora esta tenha sido uma via de transmissão significativa no passado, agora raramente acontece em países com fornecimento de sangue regulamentado porque são realizados testes de qualidade minuciosos. O sangue só deve ser transfundido se o doador tiver baixo risco de infecção pelo HIV, e os produtos sanguíneos devem ser cuidadosamente examinados antes de serem administrados aos pacientes.

5. Através do transplante de órgãos ou tecidos. Antes de órgãos ou tecidos serem transplantados para outra pessoa, eles devem ser testados para HIV e outras doenças infecciosas. Se o teste não for feito, a transmissão do HIV pode acontecer através de transplante. O transplante é altamente regulamentado e existem precauções de teste. Esta tornou-se uma forma rara de propagação do VIH.