casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

Qual é a diferença entre AIDS e HIV?

AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) e HIV (vírus da imunodeficiência humana) são dois termos intimamente relacionados que são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas na verdade se referem a diferentes estágios da mesma infecção.

HIV é o vírus que causa a AIDS. Ataca o sistema imunológico do corpo, responsável por combater infecções. O HIV pode ser transmitido através do contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados.

SIDA é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV. Ocorre quando o sistema imunológico está gravemente enfraquecido e o corpo não consegue mais combater infecções. As pessoas com SIDA correm o risco de desenvolver uma vasta gama de infecções oportunistas, tais como pneumonia, tuberculose e toxoplasmose.

A principal diferença entre AIDS e HIV é a gravidade da infecção. O HIV é a fase inicial da infecção, quando o vírus está presente no corpo, mas a pessoa pode não apresentar quaisquer sintomas. A SIDA é a fase mais avançada da infecção, quando o vírus causa danos graves no sistema imunitário e a pessoa corre o risco de desenvolver uma vasta gama de infecções oportunistas.

Não existe cura para o VIH ou a SIDA, mas existem tratamentos que podem ajudar a retardar a progressão da infecção e prevenir ou tratar infecções oportunistas. O diagnóstico e tratamento precoces do VIH podem ajudar a prevenir o desenvolvimento da SIDA.