casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

O ELISA detecta a presença do HIV?

O ensaio imunoenzimático (ELISA) pode ser usado para detectar a presença de HIV. Especificamente, é comumente usado para detectar anticorpos contra HIV-1 e HIV-2 em soro ou plasma humano.

Aqui está uma visão geral de como o ELISA é usado para testes de HIV:

Revestimento de antígeno:As placas de microtitulação são revestidas com antígenos derivados de proteínas do HIV, como a glicoproteína do envelope (gp120, gp41), ou outros componentes virais.

Adição de amostra:Amostras diluídas de soro ou plasma são adicionadas aos poços da placa revestida com antígeno.

Reação anticorpo-antígeno:Se os anticorpos do HIV estiverem presentes na amostra, eles se ligarão aos antígenos correspondentes revestidos na placa. Isso forma um complexo antígeno-anticorpo.

Etapa de lavagem:As substâncias não ligadas, como o excesso de componentes da amostra, são removidas.

Anticorpo secundário ligado a enzima:É adicionado um anticorpo secundário ligado a enzima específico para os anticorpos HIV capturados. Este anticorpo é conjugado a uma enzima, como a peroxidase de rábano (HRP).

Adição de substrato:É adicionado um substrato específico para a enzima. Na presença de HRP ocorre uma reação colorimétrica ou fluorescente.

Desenvolvimento da cor:Após um período de incubação específico, o substrato é convertido em um produto colorido ou fluorescente que pode ser detectado e quantificado por meio de um leitor ELISA.

Interpretação dos resultados:A densidade óptica (DO) ou intensidade de fluorescência é medida para avaliar a quantidade de anticorpos HIV capturados na amostra. Um resultado positivo indica a presença de anticorpos contra o VIH, sugerindo uma potencial infecção pelo VIH. Um valor de corte é definido para diferenciar entre resultados positivos e negativos.

O ELISA é amplamente utilizado na triagem e diagnóstico do HIV, pois fornece um método relativamente simples, preciso e sensível para detectar anticorpos do HIV. No entanto, deve notar-se que os resultados do ELISA podem por vezes exigir confirmação adicional com testes adicionais, tais como Western Blot ou testes de carga viral, para garantir a precisão do diagnóstico.