casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HIV AIDS
O que é HIV positivo?
Definição de HIV positivo :
HIV positivo refere-se a um status em que uma pessoa foi diagnosticada com a presença do vírus da imunodeficiência humana (HIV) em seu corpo. Aqui está uma explicação mais detalhada do que significa ser HIV positivo:
1. Infecção pelo VIH :
- O VIH é um retrovírus que ataca especificamente o sistema imunitário do corpo, afectando principalmente as células CD4 (também conhecidas como células T auxiliares).
- A infecção pelo VIH pode ocorrer através de contacto sexual desprotegido, exposição a sangue ou fluidos corporais infectados (como através da partilha de agulhas ou picadas acidentais de agulhas), ou de uma mãe infectada para o seu filho (durante a gravidez, o parto ou a amamentação).
2. Diagnóstico do VIH :
- Para determinar o status de HIV, uma pessoa faz um simples exame de sangue ou de saliva para verificar a presença de anticorpos contra o HIV.
- Um resultado positivo nestes testes indica que a pessoa é seropositiva.
3. Impacto do VIH :
- A infecção pelo VIH, se não for tratada, pode levar a um enfraquecimento do sistema imunitário, tornando os indivíduos mais susceptíveis a diversas doenças e infecções, incluindo outras infecções e certos cancros (doenças que definem a SIDA).
- O VIH pode progredir ao longo do tempo e eventualmente conduzir à síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), que é a fase mais avançada da infecção pelo VIH.
4. Tratamento e Gestão :
- Actualmente não existe cura para o VIH, mas estão disponíveis tratamentos eficazes que podem controlar o vírus e retardar a sua progressão.
- A terapia anti-retroviral (TARV) é o tratamento primário para o VIH, que consiste numa combinação de medicamentos que suprimem a carga viral, melhoram o sistema imunitário e previnem o desenvolvimento de complicações relacionadas com a SIDA.
5. Importância do diagnóstico e tratamento precoce :
- O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento com TARV podem melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH.
- Os cuidados médicos regulares e a TARV podem ajudar os indivíduos a alcançar a supressão viral, manter um sistema imunitário saudável, reduzir o risco de transmissão do VIH a outras pessoas e prevenir o desenvolvimento da SIDA.
É importante que os indivíduos façam o teste se acreditarem que podem ter sido expostos ao HIV. Com cuidados médicos adequados e adesão ao tratamento, as pessoas que vivem com VIH podem levar uma vida longa e saudável e ter uma esperança de vida normal.