casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

O que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida ou AIDS?

A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV. Ocorre quando o sistema imunológico está gravemente danificado ou enfraquecido devido ao impacto do vírus da imunodeficiência humana (HIV). A presença do HIV no organismo leva à perda de células CD4+, também conhecidas como células T, que são cruciais para a defesa imunológica do organismo contra infecções.

Os sintomas da AIDS podem variar amplamente entre os indivíduos, mas alguns sinais comuns incluem:

1. Infecções Oportunistas:As pessoas com SIDA são vulneráveis ​​a várias infecções oportunistas que tiram partido do sistema imunitário enfraquecido. Essas infecções podem incluir pneumonia por Pneumocystis jirovecii (PCP), meningite criptocócica, retinite por citomegalovírus (CMV) e outras causadas por bactérias, vírus, fungos ou parasitas.

2. Sarcoma de Kaposi:Este tipo de câncer de pele está associado à infecção pelo HIV. O sarcoma de Kaposi pode se apresentar como lesões roxas ou marrom-avermelhadas na pele, na boca ou em outras partes do corpo.

3. Complicações neurológicas:O VIH pode afectar o sistema nervoso central, conduzindo a uma condição conhecida como perturbações neurocognitivas associadas ao VIH (HAND). Isso pode resultar em prejuízos na memória, concentração e outras funções cognitivas.

4. Síndrome de Emaciação:Alguns indivíduos com AIDS podem apresentar perda de peso, perda de massa muscular e febre persistente. Isso pode levar a um estado de enfraquecimento e ao aumento da suscetibilidade a outras infecções e complicações.

5. Cancros Secundários:A infecção pelo VIH também está associada a um risco aumentado de certos cancros, incluindo o linfoma não-Hodgkin e o cancro do colo do útero.

É importante notar que estes são apenas alguns dos possíveis sintomas e complicações da AIDS. Os casos individuais podem ser diferentes e os cuidados médicos adequados são essenciais para gerir e tratar eficazmente as condições relacionadas com o VIH.