casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HIV AIDS
Porque é que a TB se tornou uma das principais causas de morte entre as pessoas que têm VIH?
A tuberculose (TB) é uma das principais causas de morte entre pessoas que vivem com HIV. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a TB é a principal causa de morte entre pessoas com VIH, sendo responsável por cerca de 300.000 mortes em 2020.
Vários factores contribuem para o aumento do risco e gravidade da TB em indivíduos com VIH:
1. Imunossupressão:O VIH danifica o sistema imunitário, tornando as pessoas com VIH mais susceptíveis de desenvolver TB. O sistema imunitário enfraquecido é menos capaz de combater a bactéria da TB, permitindo que a infecção se estabeleça e se espalhe mais facilmente.
2. Coinfecção:A coinfecção por TB e VIH é comum e piora o prognóstico de ambas as doenças. O VIH pode acelerar a progressão da TB e dificultar o seu tratamento. Por outro lado, a TB activa também pode aumentar a replicação e progressão do VIH, levando a um declínio mais rápido da função imunitária.
3. Diagnóstico tardio:A co-infecção com VIH pode tornar o diagnóstico da TB um desafio. Os sintomas da TB e do VIH podem sobrepor-se, levando a erros de diagnóstico ou a atrasos no diagnóstico da TB em pessoas com VIH. Como resultado, o tratamento pode ser adiado ou iniciado quando a doença já progrediu para um estágio avançado.
4. Desafios do tratamento:O tratamento da TB em pessoas com VIH pode ser complexo devido a potenciais interacções medicamentosas e efeitos adversos. Alguns medicamentos usados para tratar a TB podem interagir com a terapia antirretroviral (TARV), que é usada para tratar o HIV. Equilibrar os regimes de tratamento para ambas as doenças pode ser um desafio e exigir uma monitorização rigorosa e ajustes para minimizar as interações medicamentosas e os efeitos adversos.
5. Factores sociais e económicos:As pessoas com VIH e TB enfrentam frequentemente várias vulnerabilidades sociais e económicas que podem contribuir para maus resultados de saúde. As barreiras ao acesso aos cuidados de saúde, a falta de nutrição adequada, as más condições de vida e o estigma associado a ambas as doenças podem agravar ainda mais a situação e aumentar o risco de tuberculose grave.
Portanto, a combinação de função imunológica prejudicada, coinfecção, desafios de diagnóstico, complexidades de tratamento e factores socioeconómicos contribuem para a elevada mortalidade associada à TB em indivíduos com VIH. São necessários esforços abrangentes para melhorar o diagnóstico precoce, o tratamento eficaz e o apoio às pessoas co-infectadas por VIH e TB, a fim de reduzir a morbilidade e a mortalidade associadas.