casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

Por que a AIDS ocorre através do sexo?

O principal modo de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa a AIDS, é através do contato sexual. O VIH pode ser transmitido através de relações sexuais desprotegidas, incluindo sexo vaginal, sexo anal e sexo oral, bem como através da partilha de brinquedos sexuais.

Durante a actividade sexual, pode ocorrer troca de fluidos corporais, o que pode levar à transmissão do VIH se um dos parceiros estiver infectado. O vírus pode entrar na corrente sanguínea através da mucosa do reto, vagina ou boca. Também pode entrar através de pequenos cortes ou escoriações na pele. A partilha de brinquedos sexuais sem a devida desinfecção também pode facilitar a transmissão do VIH, uma vez que o vírus pode persistir nas superfícies.

A probabilidade de transmissão do VIH através do sexo depende de vários factores, tais como a presença de feridas abertas, lacerações ou inflamação nas áreas genitais ou rectais, o que pode aumentar o risco de transmissão. O tipo de sexo (por exemplo, o sexo anal é considerado de maior risco em comparação com o sexo vaginal) e a carga viral do parceiro infectado (ou seja, a quantidade de vírus nos seus fluidos corporais) também influenciam a probabilidade de transmissão.

Para reduzir o risco de transmissão do VIH através da actividade sexual, é importante usar preservativos e outras barreiras de protecção de forma consistente e correcta. O teste regular do VIH e a comunicação aberta com os parceiros sexuais sobre o estado do VIH também são essenciais para a prevenção e detecção precoce da infecção pelo VIH. Além disso, a profilaxia pré-exposição (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PEP) podem ser utilizadas para prevenir ou reduzir o risco de transmissão do VIH em determinadas situações.