casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HIV AIDS
Por que outras células não são alvo do vírus HIV?
O HIV-1, o vírus que causa a AIDS, infecta principalmente tipos específicos de células do sistema imunológico, principalmente células T CD4+, macrófagos e células dendríticas. Embora o VIH-1 possa potencialmente infectar outros tipos de células, a sua capacidade de o fazer é restringida por vários factores:
1.
Receptores Celulares :O HIV-1 entra nas células ligando-se a receptores específicos na superfície celular. Células T CD4+, macrófagos e células dendríticas expressam o receptor primário do HIV-1, denominado CD4. Outras células podem não ter ou ter níveis baixos de CD4, tornando-as menos susceptíveis à infecção pelo VIH-1.
2.
Co-receptores :Além do CD4, o HIV-1 também requer ligação a co-receptores, como CCR5 ou CXCR4, para entrar nas células com sucesso. Diferentes tipos de células podem expressar diferentes co-receptores e algumas células podem não expressar os co-receptores necessários para a infecção pelo HIV-1.
3.
Fatores de restrição do host :As células possuem vários mecanismos de defesa, conhecidos como fatores de restrição do hospedeiro, que podem bloquear ou inibir a infecção pelo HIV-1. Diferentes tipos de células podem expressar diferentes factores de restrição do hospedeiro com vários graus de eficácia contra o VIH-1.
4.
Expressão genética específica do tipo de célula :A suscetibilidade das células à infecção pelo HIV-1 pode ser influenciada por padrões de expressão genética específicos do tipo de célula. Alguns genes podem codificar proteínas ou fatores antivirais que interferem na replicação do HIV-1 em certos tipos de células.
5.
Estágio do Ciclo Celular :A fase do ciclo celular também pode afectar a sua susceptibilidade à infecção pelo VIH-1. Certos tipos de células podem ser mais vulneráveis durante fases específicas do ciclo celular.
6.
Microambiente e interações célula-célula :O microambiente e as interações entre diferentes tipos de células nos tecidos podem influenciar a infecção pelo HIV-1. Por exemplo, interacções específicas de células imunitárias ou sinalização de citocinas podem favorecer ou restringir a infecção pelo VIH-1 em certos tipos de células.
Portanto, o tropismo do HIV-1, determinado pela presença de receptores, co-receptores, factores de restrição do hospedeiro e outros factores celulares necessários, limita a sua capacidade de infectar uma gama mais ampla de tipos de células.