casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

Quão eficazes são os preservativos de látex na prevenção do HIV?

Os preservativos de látex são altamente eficazes na prevenção da transmissão do HIV quando usados ​​de forma correta e consistente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os preservativos de látex têm uma taxa de eficácia de 98% na prevenção da transmissão do HIV. Isto significa que se 100 pessoas usarem preservativos de látex correcta e consistentemente sempre que tiverem relações sexuais, apenas 2 contrairão o VIH.

Existem vários factores que contribuem para a eficácia dos preservativos de látex na prevenção da transmissão do VIH:

* Barreira física: Os preservativos de látex proporcionam uma barreira física entre o pénis e a vagina ou recto, impedindo a troca de fluidos corporais que possam conter VIH.
* Espermicida: Alguns preservativos de látex são lubrificados com espermicida, que pode matar o HIV por contato.
* Uso correto: Os preservativos devem ser usados ​​correcta e consistentemente para serem eficazes na prevenção da transmissão do VIH. Isso significa colocar a camisinha antes de qualquer contato sexual e usá-la até depois da ejaculação.

Além de prevenir a transmissão do VIH, os preservativos de látex também podem ajudar a prevenir outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez não planeada. Os preservativos são uma parte importante de uma estratégia abrangente de prevenção do VIH e devem ser usados ​​sempre que tiver relações sexuais.