casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HIV AIDS
Onde é mais provável que o HIV seja encontrado no corpo humano?
A resposta correta é
sistema linfático .
O HIV atinge e destrói principalmente um tipo de glóbulo branco denominado célula T CD4 +, também conhecida como célula T auxiliar. Estas células desempenham um papel crítico no sistema imunológico do corpo, ajudando a coordenar e fortalecer as respostas imunológicas contra infecções e doenças. O HIV infecta essas células e as utiliza para replicar e produzir mais cópias do vírus.
Embora o VIH possa ser encontrado em vários fluidos e tecidos corporais, o sistema linfático e os gânglios linfáticos são locais particularmente importantes para a replicação e persistência do VIH. O sistema linfático é uma rede de vasos, tecidos e órgãos que ajuda a drenar fluidos dos tecidos e desempenha um papel crucial na vigilância e resposta imunológica. Os gânglios linfáticos são pequenas estruturas em forma de feijão localizadas por todo o corpo que filtram e retêm substâncias estranhas, incluindo vírus e bactérias.
Durante os estágios iniciais da infecção pelo HIV, o vírus atinge e se replica principalmente nas células T CD4+ nos tecidos mucosos do trato gastrointestinal e na vagina. Contudo, à medida que a infecção progride e entra na fase crónica, conhecida como SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida), o VIH dissemina-se por todo o corpo, incluindo o sistema linfático.
A elevada concentração de células T CD4+ e a recirculação constante de células imunitárias no sistema linfático tornam-no num ambiente ideal para a replicação e propagação do VIH. O vírus pode infectar e destruir células T CD4+ nos gânglios linfáticos, levando a uma depleção significativa destas células imunitárias cruciais. Essa depleção enfraquece o sistema imunológico do corpo e torna os indivíduos mais suscetíveis a diversas infecções e doenças oportunistas.