casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

Qual o efeito no corpo quando este sistema é enfraquecido pela AIDS?

O sistema imunológico é uma rede complexa de células, tecidos e órgãos que trabalham juntos para proteger o corpo contra infecções. Quando o sistema imunitário é enfraquecido pela SIDA, o corpo torna-se mais susceptível a uma vasta gama de infecções oportunistas e cancros.

Infecções oportunistas são infecções que se aproveitam de um sistema imunológico enfraquecido. Essas infecções podem ser causadas por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Algumas das infecções oportunistas mais comuns associadas à AIDS incluem:

*Pneumonia por Pneumocystis jirovecii (PCP)
* Criptosporidiose
* Toxoplasmose
* Candidíase
* Sarcoma de Kaposi
* Linfoma não-Hodgkin

Câncer também são mais comuns em pessoas com AIDS. Esses cânceres podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas são mais frequentemente encontrados nos pulmões, fígado e gânglios linfáticos. Alguns dos cânceres mais comuns associados à AIDS incluem:

* Sarcoma de Kaposi
* Linfoma não-Hodgkin
* Linfoma de Hodgkin
* Câncer de pulmão
* Câncer de fígado

Além de infecções oportunistas e cancros, as pessoas com SIDA também podem ter vários outros problemas de saúde, incluindo:

* Perda de peso
* Fadiga
* Diarréia
* Náusea
* Vômito
* Febre
*Suores noturnos
* Erupções cutâneas
*Problemas neurológicos
* Comprometimento cognitivo

A gravidade destes sintomas pode variar dependendo do estágio da AIDS. Nos estágios iniciais da doença, as pessoas podem apresentar apenas sintomas leves. No entanto, à medida que a doença progride, os sintomas podem tornar-se mais graves e debilitantes.

A SIDA é uma doença grave, mas existem tratamentos eficazes disponíveis que podem ajudar as pessoas a controlar os seus sintomas e a viver vidas mais longas e saudáveis.