casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

Qual é a declaração do problema do HIV?

Declaração do problema

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é uma pandemia global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, que ataca o sistema imunológico do corpo, tornando as pessoas mais vulneráveis ​​a infecções e a certos tipos de câncer. O VIH é transmitido através de relações sexuais desprotegidas, da partilha de agulhas contaminadas e de mãe para filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que havia aproximadamente 37,7 milhões de pessoas vivendo com HIV em todo o mundo em 2020, e 680.000 pessoas morreram por causas relacionadas ao HIV. A África Subsariana continua a ser a região mais afectada, sendo responsável por dois terços de todas as infecções por VIH em todo o mundo.

O VIH tem consequências significativas para a saúde, sociais e económicas. Pode levar a doenças graves, incapacidades e morte prematura. Também tem um impacto devastador sobre os indivíduos, famílias e comunidades, contribuindo para a pobreza, o estigma e a discriminação.

Principais questões e desafios:
- Falta de acesso a serviços de prevenção, testagem e tratamento, especialmente em comunidades de baixa renda e marginalizadas
- Estigma e discriminação associados ao VIH e à SIDA
- Recursos limitados para programas de prevenção e tratamento do VIH
- Resistência a medicamentos para HIV
- Falta de cura para o HIV

Conclusão
A pandemia do VIH continua a ser um grave desafio de saúde pública, exigindo uma acção global urgente e sustentada. São necessários esforços concertados para ampliar os serviços de prevenção, testagem e tratamento, reduzir o estigma e a discriminação, aumentar a investigação para uma cura e garantir o financiamento sustentável para programas de VIH.